O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO “MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TRIGONOMETRIA E SISTEMAS LINEARES”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130380 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1851 "inscrito_id" => 6189 "titulo" => "O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO “MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TRIGONOMETRIA E SISTEMAS LINEARES”" "resumo" => "O trabalho apresenta uma análise do percurso de ensino dos Sistemas de equações lineares proposto por Luiz Roberto Dante e Fernando Cesar de Abreu Viana (2020) no livro didático Matemática em contexto: trigonometria e sistemas lineares. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa por meio análise de conteúdo. O livro faz parte da coleção “Matemática em contexto” e, segundo Dante e Viana, afasta-se das abordagens tradicionais e promove a contextualização histórica dos temas e conceitos sem perder o rigor do léxico matemático. Os Sistemas de equações lineares são apresentados no segundo capítulo, intitulado “Matrizes e sistemas lineares”. O percurso de aprendizagem ocupa 31 páginas e está estruturado em quatro seções: 1) Um pouco da história da resolução dos sistemas de equações; 2) Formalizando o conceito de sistemas lineares; 3) Escalonamento de sistemas lineares; 4) Sistemas lineares, matrizes e determinantes. As seções de conteúdos são intercaladas com atividades e, ao final, uma seção com exercícios direcionados para vestibulares e o ENEM. O percurso formativo segue a seguinte sistematização: contextualização da origem dos sistemas de equações lineares e de sua aplicação, a partir da livre resolução de problemas; apropriação de conceitos que mediam a compreensão dos sistemas de equações; apresentação das etapas e métodos de resolução empregados no ensino fundamental (substituição e adição); apresentação da classificação dos sistemas lineares pela resolução algébrica e a representação gráfica; introdução ao uso de tecnologias digitais aplicadas ao campo da matemática, pela utilização do Software Geogebra na resolução e representação gráfica de sistemas lineares 2x2 e 3x3; e, apresentação da classificação de sistemas lineares escalonados, seguida do método de escalonamento. A proposta busca superar a tendência tradicional ao evidenciar aplicações cotidianas da matemática, introduzir as tecnologias digitais e valorizar o trabalho de apropriação de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6189_TB1851_13032025132012.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA EMANUELLY SANTANA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Anna Emanuelly" "autor_email" => "annaemanuelly910@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130380 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1851 "inscrito_id" => 6189 "titulo" => "O ENSINO DE SISTEMAS DE EQUAÇÕES LINEARES: UM OLHAR PARA O LIVRO DIDÁTICO “MATEMÁTICA EM CONTEXTO: TRIGONOMETRIA E SISTEMAS LINEARES”" "resumo" => "O trabalho apresenta uma análise do percurso de ensino dos Sistemas de equações lineares proposto por Luiz Roberto Dante e Fernando Cesar de Abreu Viana (2020) no livro didático Matemática em contexto: trigonometria e sistemas lineares. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa por meio análise de conteúdo. O livro faz parte da coleção “Matemática em contexto” e, segundo Dante e Viana, afasta-se das abordagens tradicionais e promove a contextualização histórica dos temas e conceitos sem perder o rigor do léxico matemático. Os Sistemas de equações lineares são apresentados no segundo capítulo, intitulado “Matrizes e sistemas lineares”. O percurso de aprendizagem ocupa 31 páginas e está estruturado em quatro seções: 1) Um pouco da história da resolução dos sistemas de equações; 2) Formalizando o conceito de sistemas lineares; 3) Escalonamento de sistemas lineares; 4) Sistemas lineares, matrizes e determinantes. As seções de conteúdos são intercaladas com atividades e, ao final, uma seção com exercícios direcionados para vestibulares e o ENEM. O percurso formativo segue a seguinte sistematização: contextualização da origem dos sistemas de equações lineares e de sua aplicação, a partir da livre resolução de problemas; apropriação de conceitos que mediam a compreensão dos sistemas de equações; apresentação das etapas e métodos de resolução empregados no ensino fundamental (substituição e adição); apresentação da classificação dos sistemas lineares pela resolução algébrica e a representação gráfica; introdução ao uso de tecnologias digitais aplicadas ao campo da matemática, pela utilização do Software Geogebra na resolução e representação gráfica de sistemas lineares 2x2 e 3x3; e, apresentação da classificação de sistemas lineares escalonados, seguida do método de escalonamento. A proposta busca superar a tendência tradicional ao evidenciar aplicações cotidianas da matemática, introduzir as tecnologias digitais e valorizar o trabalho de apropriação de conhecimentos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD4_ID6189_TB1851_13032025132012.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANNA EMANUELLY SANTANA RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "Anna Emanuelly" "autor_email" => "annaemanuelly910@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }