BAIXADA FLUMINENSE: REGIÃO, PERIFERIA, EDUCAÇÃO E SEGREGAÇÃO NO SÉCULO XIX
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130286 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 6005 "titulo" => "BAIXADA FLUMINENSE: REGIÃO, PERIFERIA, EDUCAÇÃO E SEGREGAÇÃO NO SÉCULO XIX" "resumo" => "Os projetos educacionais, historicamente no Brasil, também foram um campo fértil neste terreno de disputas entre as concepções dominantes, que seguiam o arado da semeadura estatal, visando à institucionalização de uma colheita educacional formadora de mão de obra ou fornecedora de um mínimo de instrução às populações mais pobres. No século XIX se fortaleceram tênues preocupações referentes à formação e à instrução no Brasil, dando origem ao avanço na promoção das primeiras letras ao povo brasileiro nas pautas de debates durante o Período Regencial (1831-1840). O vazio de uma centralização governamental gerado pela abdicação do imperador D. Pedro I (1831) oportunizou uma intensa disputa política na Câmara entre os deputados de tendências liberais, mais inclinados às políticas que propiciassem maior autonomia as províncias e os deputados conservadores, defensores da centralidade política monárquica. Foi nesta conjuntura, que o conceito de escolarização pública deu seus primeiros passos no Brasil, assim, o presente trabalho pretende propor um debate sobre como o processo de ensino das primeiras letras, na Baixada Fluminense (denominada à época de Recôncavo da Guanabara) se fundamentou conforme a lógica de poder, centrado nas bases da agroexportação, do latifúndio, do escravagismo e do privilégio branco, consolidaram uma educação excludente e segregacionista, em que pobres e pessoas negras libertas e, em especial, escravizadas, não eram permitidas o acesso. Diante deste contexto, a proposta, de cunho bibliográfico, busca, mediante o diálogo entre autores e autoras que abordem as temáticas que envolvem a história da Educação no Brasil, permitindo-nos, desta maneira, refletir sobre os problemas acerca das desigualdades que envolvem o universo da luta pela garantia de uma educação pública de qualidade à população brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6005_TB1717_16032025084925.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLODOALDO FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLODOALDO" "autor_email" => "clodoaldohistoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130286 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1717 "inscrito_id" => 6005 "titulo" => "BAIXADA FLUMINENSE: REGIÃO, PERIFERIA, EDUCAÇÃO E SEGREGAÇÃO NO SÉCULO XIX" "resumo" => "Os projetos educacionais, historicamente no Brasil, também foram um campo fértil neste terreno de disputas entre as concepções dominantes, que seguiam o arado da semeadura estatal, visando à institucionalização de uma colheita educacional formadora de mão de obra ou fornecedora de um mínimo de instrução às populações mais pobres. No século XIX se fortaleceram tênues preocupações referentes à formação e à instrução no Brasil, dando origem ao avanço na promoção das primeiras letras ao povo brasileiro nas pautas de debates durante o Período Regencial (1831-1840). O vazio de uma centralização governamental gerado pela abdicação do imperador D. Pedro I (1831) oportunizou uma intensa disputa política na Câmara entre os deputados de tendências liberais, mais inclinados às políticas que propiciassem maior autonomia as províncias e os deputados conservadores, defensores da centralidade política monárquica. Foi nesta conjuntura, que o conceito de escolarização pública deu seus primeiros passos no Brasil, assim, o presente trabalho pretende propor um debate sobre como o processo de ensino das primeiras letras, na Baixada Fluminense (denominada à época de Recôncavo da Guanabara) se fundamentou conforme a lógica de poder, centrado nas bases da agroexportação, do latifúndio, do escravagismo e do privilégio branco, consolidaram uma educação excludente e segregacionista, em que pobres e pessoas negras libertas e, em especial, escravizadas, não eram permitidas o acesso. Diante deste contexto, a proposta, de cunho bibliográfico, busca, mediante o diálogo entre autores e autoras que abordem as temáticas que envolvem a história da Educação no Brasil, permitindo-nos, desta maneira, refletir sobre os problemas acerca das desigualdades que envolvem o universo da luta pela garantia de uma educação pública de qualidade à população brasileira." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID6005_TB1717_16032025084925.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLODOALDO FERREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CLODOALDO" "autor_email" => "clodoaldohistoria@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }