DIALOGANDO COM A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATANDO POSSIBILIDADES DE CAMINHOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 130279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 3004 "titulo" => "DIALOGANDO COM A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATANDO POSSIBILIDADES DE CAMINHOS" "resumo" => "A etnomatemática, construída por Ubiratan D’Ambrosio como um campo de pesquisa que analisa as diversas formas de produção e aplicação do conhecimento matemático em contextos culturais, constitui-se como uma abordagem importante para o ensino de matemática e suas conexões interdisciplinares com as ciências humanas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência de orientação de pesquisas na Licenciatura em Matemática do IFPB – Campus Cajazeiras, explorando as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as investigações acadêmicas na área. A partir de D’Ambrosio (2019), compreende-se a etnomatemática como um campo que transcende a matemática acadêmica, promovendo um olhar crítico e contextualizado sobre os saberes matemáticos presentes nas culturas e práticas humanas. O estudo também apresenta as metodologias de coleta e análise de dados utilizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso, abordando temas como etnogeometria em habitações indígenas, práticas culinárias e saberes matemáticos na feira. Os resultados permitem vislumbrar como a etnomatemática contribui para a formação docente, ampliando a compreensão crítica da matemática e suas conexões interdisciplinares, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e alinhadas à realidade sociocultural dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID3004_TB1707_14032025192246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA DA CR" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 130279 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1707 "inscrito_id" => 3004 "titulo" => "DIALOGANDO COM A ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOCENTE: RELATANDO POSSIBILIDADES DE CAMINHOS" "resumo" => "A etnomatemática, construída por Ubiratan D’Ambrosio como um campo de pesquisa que analisa as diversas formas de produção e aplicação do conhecimento matemático em contextos culturais, constitui-se como uma abordagem importante para o ensino de matemática e suas conexões interdisciplinares com as ciências humanas. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a experiência de orientação de pesquisas na Licenciatura em Matemática do IFPB – Campus Cajazeiras, explorando as bases teóricas e metodológicas que fundamentaram as investigações acadêmicas na área. A partir de D’Ambrosio (2019), compreende-se a etnomatemática como um campo que transcende a matemática acadêmica, promovendo um olhar crítico e contextualizado sobre os saberes matemáticos presentes nas culturas e práticas humanas. O estudo também apresenta as metodologias de coleta e análise de dados utilizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso, abordando temas como etnogeometria em habitações indígenas, práticas culinárias e saberes matemáticos na feira. Os resultados permitem vislumbrar como a etnomatemática contribui para a formação docente, ampliando a compreensão crítica da matemática e suas conexões interdisciplinares, promovendo práticas pedagógicas mais inclusivas e alinhadas à realidade sociocultural dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID3004_TB1707_14032025192246.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA DA CRUZ" "autor_nome_curto" => "ANA PAULA DA CR" "autor_email" => "anacruce@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }