ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129993 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1317 "inscrito_id" => 1406 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO" "resumo" => "As enchentes ocorridas no mês de maio de 2024 devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre elas a região das ilhas. As escolas atingidas paralisaram suas atividades por mais de 3 meses, e, suas comunidades, também prejudicadas pela inundação, perderam desde roupas e móveis, até suas moradias. Depois de um período de reconstrução e realocação, as famílias retomaram suas rotinas, e, com isso, ocorreu o retorno das crianças às escolas. Estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em 2024 tiveram uma paralização das atividades por pelos menos um trimestre, período de uma das etapas essenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades referentes à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente trabalho é uma pesquisa-ação na qual apresenta uma proposta de formação de professores e acompanhamento dos estudantes de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas da região das ilhas de Porto Alegre-RS, para o fortalecimento da alfabetização. Os professores participaram de 8 horas de formação no mês de fevereiro de 2025, a qual abordou a importância da linguagem, metalinguagem, conhecimento do sistema alfabético e letramento (Soares, 2016; Rigatti-Scherer, 2020). Os estudantes de 1º ao 3º anos foram avaliados com relação à escrita, leitura e consciência fonológica no mês de março. Com base nas avaliações foi elaborado um planejamento com as professoras para um trabalho intensivo de fortalecimento das habilidades para a leitura e escrita em sala de aula, bem como apoio formativo aos professores das turmas, e acompanhamento em pequenos grupos de estudantes com maiores de dificuldades na leitura e na escrita. Prevê-se que ao longo do ano letivo aja avanços nas habilidades de escrita e leitura em ambas as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1406_TB1317_10032025103355.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RIGATTI SCHERER" "autor_nome_curto" => "ANA SCHERER" "autor_email" => "rigatti.scherer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129993 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1317 "inscrito_id" => 1406 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO" "resumo" => "As enchentes ocorridas no mês de maio de 2024 devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre elas a região das ilhas. As escolas atingidas paralisaram suas atividades por mais de 3 meses, e, suas comunidades, também prejudicadas pela inundação, perderam desde roupas e móveis, até suas moradias. Depois de um período de reconstrução e realocação, as famílias retomaram suas rotinas, e, com isso, ocorreu o retorno das crianças às escolas. Estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em 2024 tiveram uma paralização das atividades por pelos menos um trimestre, período de uma das etapas essenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades referentes à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente trabalho é uma pesquisa-ação na qual apresenta uma proposta de formação de professores e acompanhamento dos estudantes de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas da região das ilhas de Porto Alegre-RS, para o fortalecimento da alfabetização. Os professores participaram de 8 horas de formação no mês de fevereiro de 2025, a qual abordou a importância da linguagem, metalinguagem, conhecimento do sistema alfabético e letramento (Soares, 2016; Rigatti-Scherer, 2020). Os estudantes de 1º ao 3º anos foram avaliados com relação à escrita, leitura e consciência fonológica no mês de março. Com base nas avaliações foi elaborado um planejamento com as professoras para um trabalho intensivo de fortalecimento das habilidades para a leitura e escrita em sala de aula, bem como apoio formativo aos professores das turmas, e acompanhamento em pequenos grupos de estudantes com maiores de dificuldades na leitura e na escrita. Prevê-se que ao longo do ano letivo aja avanços nas habilidades de escrita e leitura em ambas as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1406_TB1317_10032025103355.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA PAULA RIGATTI SCHERER" "autor_nome_curto" => "ANA SCHERER" "autor_email" => "rigatti.scherer@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }