Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129993
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1317
    "inscrito_id" => 1406
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO"
    "resumo" => "As enchentes ocorridas no mês de maio de 2024 devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre elas a região das ilhas. As escolas atingidas paralisaram suas atividades por mais de 3 meses, e, suas comunidades, também prejudicadas pela inundação, perderam desde roupas e móveis, até suas moradias. Depois de um período de reconstrução e realocação, as famílias retomaram suas rotinas, e, com isso, ocorreu o retorno das crianças às escolas. Estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em 2024 tiveram uma paralização das atividades por pelos menos um trimestre, período de uma das etapas essenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades referentes à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente trabalho é uma pesquisa-ação na qual apresenta uma proposta de formação de professores e acompanhamento dos estudantes de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas da região das ilhas de Porto Alegre-RS, para o fortalecimento da alfabetização. Os professores participaram de 8 horas de formação no mês de fevereiro de 2025, a qual abordou a importância da linguagem, metalinguagem, conhecimento do sistema alfabético e letramento (Soares, 2016; Rigatti-Scherer, 2020). Os estudantes de 1º ao 3º anos foram avaliados com relação à escrita, leitura e consciência fonológica no mês de março. Com base nas avaliações foi elaborado um planejamento com as professoras para um trabalho intensivo de fortalecimento das habilidades para a leitura e escrita em sala de aula, bem como apoio formativo aos professores das turmas, e acompanhamento em pequenos grupos de estudantes com maiores de dificuldades na leitura e na escrita. Prevê-se que ao longo do ano letivo aja avanços nas habilidades de escrita e leitura em ambas as turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1406_TB1317_10032025103355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RIGATTI SCHERER"
    "autor_nome_curto" => "ANA SCHERER"
    "autor_email" => "rigatti.scherer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129993
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1317
    "inscrito_id" => 1406
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES NO RS: FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO"
    "resumo" => "As enchentes ocorridas no mês de maio de 2024 devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre elas a região das ilhas. As escolas atingidas paralisaram suas atividades por mais de 3 meses, e, suas comunidades, também prejudicadas pela inundação, perderam desde roupas e móveis, até suas moradias. Depois de um período de reconstrução e realocação, as famílias retomaram suas rotinas, e, com isso, ocorreu o retorno das crianças às escolas. Estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em 2024 tiveram uma paralização das atividades por pelos menos um trimestre, período de uma das etapas essenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades referentes à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente trabalho é uma pesquisa-ação na qual apresenta uma proposta de formação de professores e acompanhamento dos estudantes de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas da região das ilhas de Porto Alegre-RS, para o fortalecimento da alfabetização. Os professores participaram de 8 horas de formação no mês de fevereiro de 2025, a qual abordou a importância da linguagem, metalinguagem, conhecimento do sistema alfabético e letramento (Soares, 2016; Rigatti-Scherer, 2020). Os estudantes de 1º ao 3º anos foram avaliados com relação à escrita, leitura e consciência fonológica no mês de março. Com base nas avaliações foi elaborado um planejamento com as professoras para um trabalho intensivo de fortalecimento das habilidades para a leitura e escrita em sala de aula, bem como apoio formativo aos professores das turmas, e acompanhamento em pequenos grupos de estudantes com maiores de dificuldades na leitura e na escrita. Prevê-se que ao longo do ano letivo aja avanços nas habilidades de escrita e leitura em ambas as turmas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1406_TB1317_10032025103355.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA PAULA RIGATTI SCHERER"
    "autor_nome_curto" => "ANA SCHERER"
    "autor_email" => "rigatti.scherer@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As enchentes ocorridas no mês de maio de 2024 devastaram várias cidades do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana de Porto Alegre, dentre elas a região das ilhas. As escolas atingidas paralisaram suas atividades por mais de 3 meses, e, suas comunidades, também prejudicadas pela inundação, perderam desde roupas e móveis, até suas moradias. Depois de um período de reconstrução e realocação, as famílias retomaram suas rotinas, e, com isso, ocorreu o retorno das crianças às escolas. Estudantes matriculados no 1º e 2º anos do Ensino Fundamental em 2024 tiveram uma paralização das atividades por pelos menos um trimestre, período de uma das etapas essenciais para o desenvolvimento das competências e habilidades referentes à aprendizagem da leitura e da escrita. O presente trabalho é uma pesquisa-ação na qual apresenta uma proposta de formação de professores e acompanhamento dos estudantes de 1º, 2º e 3º anos de três escolas públicas da região das ilhas de Porto Alegre-RS, para o fortalecimento da alfabetização. Os professores participaram de 8 horas de formação no mês de fevereiro de 2025, a qual abordou a importância da linguagem, metalinguagem, conhecimento do sistema alfabético e letramento (Soares, 2016; Rigatti-Scherer, 2020). Os estudantes de 1º ao 3º anos foram avaliados com relação à escrita, leitura e consciência fonológica no mês de março. Com base nas avaliações foi elaborado um planejamento com as professoras para um trabalho intensivo de fortalecimento das habilidades para a leitura e escrita em sala de aula, bem como apoio formativo aos professores das turmas, e acompanhamento em pequenos grupos de estudantes com maiores de dificuldades na leitura e na escrita. Prevê-se que ao longo do ano letivo aja avanços nas habilidades de escrita e leitura em ambas as turmas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.