SABERES DOS PROFESSORES INDÍGENAS CONSTRUÍDOS NA PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 8297 "titulo" => "SABERES DOS PROFESSORES INDÍGENAS CONSTRUÍDOS NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os saberes construídos pelos docentes indígenas no decurso de sua prática docente para atender à especificidade dos educandos que atuam no ensino fundamental II de uma escola indígena. Com intuito de apresentar um olhar sobre a prática docente dos professores indígenas, sendo necessário compreender como são construídos os saberes desses professores que atuam nesse nível de educação básica. Esses saberes compreendem uma junção de conhecimentos, aos quais, através de sua prática, experiências e reflexões cotidianas, os docentes procuram atender conforme as particularidades dos alunos. Tais saberes dizem respeito à cultura e à tradição indígenas que fazem parte da rotina escolar, conforme exigem os documentos essenciais da educação escolar indígena, como também o Projeto Pedagógico da escola. A pesquisa se configura como um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa. Teve como lócus a Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete, que fica localizada na Comunidade Indígena Canauanim, município do Cantá, Estado de Roraima. Nesse estabelecimento de ensino, atuam os sujeitos investigados: professores indígenas de diversas disciplinas, como: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, e Língua Macuxi e Wapichana, que atuam do 6º ao 9º ano. Com o propósito de obter êxito nos objetivos apresentados. Foi aplicada, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista individualizada com os sujeitos da pesquisa a partir de um roteiro semiestruturado. As respostas da entrevista foram submetidas a codificação e categorização, conforme o método de Análise de Conteúdo de Bardan. As diversas categorias, que estão em conformidade aos objetivos traçados para esta pesquisa, ajudaram a verificar se as perspectivas desses professores em relação à sua prática estabeleciam, de fato, um diálogo com a educação escolar indígena. O impacto desta pesquisa foi auxiliar na melhor identificação dos saberes do professor indígena acerca de sua prática docente na referida escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8297_TB1316_10032025102950.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDINERO REIS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLAUDINERO" "autor_email" => "claudyo.reys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1316 "inscrito_id" => 8297 "titulo" => "SABERES DOS PROFESSORES INDÍGENAS CONSTRUÍDOS NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Esta pesquisa tem como objetivo investigar os saberes construídos pelos docentes indígenas no decurso de sua prática docente para atender à especificidade dos educandos que atuam no ensino fundamental II de uma escola indígena. Com intuito de apresentar um olhar sobre a prática docente dos professores indígenas, sendo necessário compreender como são construídos os saberes desses professores que atuam nesse nível de educação básica. Esses saberes compreendem uma junção de conhecimentos, aos quais, através de sua prática, experiências e reflexões cotidianas, os docentes procuram atender conforme as particularidades dos alunos. Tais saberes dizem respeito à cultura e à tradição indígenas que fazem parte da rotina escolar, conforme exigem os documentos essenciais da educação escolar indígena, como também o Projeto Pedagógico da escola. A pesquisa se configura como um estudo de caso pautado na abordagem qualitativa. Teve como lócus a Escola Estadual Tuxaua Luiz Cadete, que fica localizada na Comunidade Indígena Canauanim, município do Cantá, Estado de Roraima. Nesse estabelecimento de ensino, atuam os sujeitos investigados: professores indígenas de diversas disciplinas, como: Português, Matemática, Ciências, Geografia, História, e Língua Macuxi e Wapichana, que atuam do 6º ao 9º ano. Com o propósito de obter êxito nos objetivos apresentados. Foi aplicada, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista individualizada com os sujeitos da pesquisa a partir de um roteiro semiestruturado. As respostas da entrevista foram submetidas a codificação e categorização, conforme o método de Análise de Conteúdo de Bardan. As diversas categorias, que estão em conformidade aos objetivos traçados para esta pesquisa, ajudaram a verificar se as perspectivas desses professores em relação à sua prática estabeleciam, de fato, um diálogo com a educação escolar indígena. O impacto desta pesquisa foi auxiliar na melhor identificação dos saberes do professor indígena acerca de sua prática docente na referida escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID8297_TB1316_10032025102950.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDINERO REIS DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CLAUDINERO" "autor_email" => "claudyo.reys@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }