Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) foi uma das ações que integrou a Política Nacional de Formação de Professores da CAPES que visou contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura, ao promover a inserção do licenciando nas redes públicas de ensino. Nele, o licenciando (denominado de residente) era acompanhado por um professor da Educação Básica (denominado de preceptor) e do formador do ensino superior. De acordo com a literatura, o PRP desempenhou um papel fundamental na vida acadêmica dos licenciandos, pois colaborou tanto para sua formação teórica quanto prática, contribuindo assim para sua formação profissional. Em vista disso, este artigo tem como objetivo identificar as contribuições do PRP (Núcleo de Matemática) na formação dos licenciados, no último edital 2022/2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram extraídos de documentos escritos, nesse caso, dos relatórios e relatos de experiência produzidos pelos residentes. Com isso, identificamos contribuições do PRP na gestão de sala de aula (quando os residentes apontaram que aprenderam com os preceptores a controlar mais a turma e administrar o tempo e o conteúdo matemático, bem como as escolhas metodológicas), no planejamento de aulas (quando argumentaram que aprenderam a planejar aulas de matemática para turmas regulares, cursos profissionalizantes e disciplinas eletivas do Novo Ensino Médio), na sua identidade profissional docente (quando foram reconhecidos como professores pelos estudantes e se identificaram com a profissão) e também na relação com professores da escola básica (quando relataram que a relação construída com os preceptores no programa permitiu que eles aprendessem com as experiências deles e também os ajudaram a inovar com metodologias que favoreceram a aprendizagem matemática dos estudantes). Tais resultados ajudam a ampliar outros da literatura e reafirma a importância que esse programa exerceu como politica pública no campo da formação de professores.

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