A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE DISCENTES SOBRE LACUNAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129714 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 965 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE DISCENTES SOBRE LACUNAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA" "resumo" => "O processo de formação está alicerçado na tríade ensino – pesquisa-extensão. Nesse contexto, o presente estudo visa destacar como o aspecto pesquisa está sendo conduzida no curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará. Dessa forma, a presente investigação tem como objetivo destacar uma diagnose do incentivo à publicação de trabalhos acadêmicos de pesquisa no âmbito do curso. Como metodologia, assume-se a abordagem qualitativa, e para a construção de dados, destaca-se o uso de um formulário elaborado no Google Forms, respondido por discentes do curso de licenciatura em Química da UFPA. Os dados foram tratados por meio da análise qualitativa dos dados. Os resultados obtidos foram baseados nas respostas fornecidas pelos discentes, que evidenciaram a grande dificuldade existente no processo de publicação acadêmica. Muitos, ao ingressarem no curso, não compreendem a relevância das publicações e como a ausência delas pode impactar a formação continuada. Ao analisarmos a grade curricular em vigência até o ano de 2024, os primeiros semestres, não há uma disciplina de metodologia científica que oriente os discentes sobre como e por onde iniciar uma pesquisa, o que acarreta ainda mais dificuldades em realizarem pesquisas e na própria realização do Trabalho de Curso (TC). A pesquisa evidencia que raramente os professores abordam essa temática em sala de aula, muitos não realizaram nenhuma publicação acadêmica, evidenciando que a grande maioria tem dificuldade de publicar trabalhos durante a graduação. Por fim, há uma lacuna que precisa ser resolvida no curso, pois o processo de formação acadêmica e de pesquisa é essencial para a construção do saber. A educação se transforma ao longo do tempo, sendo, portanto, crucial que haja professores pesquisadores que divulguem o que ocorre em suas salas de aula, como a produção de ferramentas educacionais inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3163_TB965_07032025133745.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS MARONE SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "Marone" "autor_email" => "carlosmarone90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129714 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 965 "inscrito_id" => 3163 "titulo" => "A PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL: REFLEXÕES DE DISCENTES SOBRE LACUNAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA" "resumo" => "O processo de formação está alicerçado na tríade ensino – pesquisa-extensão. Nesse contexto, o presente estudo visa destacar como o aspecto pesquisa está sendo conduzida no curso de licenciatura em química da Universidade Federal do Pará. Dessa forma, a presente investigação tem como objetivo destacar uma diagnose do incentivo à publicação de trabalhos acadêmicos de pesquisa no âmbito do curso. Como metodologia, assume-se a abordagem qualitativa, e para a construção de dados, destaca-se o uso de um formulário elaborado no Google Forms, respondido por discentes do curso de licenciatura em Química da UFPA. Os dados foram tratados por meio da análise qualitativa dos dados. Os resultados obtidos foram baseados nas respostas fornecidas pelos discentes, que evidenciaram a grande dificuldade existente no processo de publicação acadêmica. Muitos, ao ingressarem no curso, não compreendem a relevância das publicações e como a ausência delas pode impactar a formação continuada. Ao analisarmos a grade curricular em vigência até o ano de 2024, os primeiros semestres, não há uma disciplina de metodologia científica que oriente os discentes sobre como e por onde iniciar uma pesquisa, o que acarreta ainda mais dificuldades em realizarem pesquisas e na própria realização do Trabalho de Curso (TC). A pesquisa evidencia que raramente os professores abordam essa temática em sala de aula, muitos não realizaram nenhuma publicação acadêmica, evidenciando que a grande maioria tem dificuldade de publicar trabalhos durante a graduação. Por fim, há uma lacuna que precisa ser resolvida no curso, pois o processo de formação acadêmica e de pesquisa é essencial para a construção do saber. A educação se transforma ao longo do tempo, sendo, portanto, crucial que haja professores pesquisadores que divulguem o que ocorre em suas salas de aula, como a produção de ferramentas educacionais inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID3163_TB965_07032025133745.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS MARONE SILVA SOARES" "autor_nome_curto" => "Marone" "autor_email" => "carlosmarone90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }