ENSINO DE SINTAXE NO 9° ANO ESCOLAR: DISCREPÂNCIA ENTRE LIVRO DIDÁTICO E BNCC
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129559 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 751 "inscrito_id" => 1896 "titulo" => "ENSINO DE SINTAXE NO 9° ANO ESCOLAR: DISCREPÂNCIA ENTRE LIVRO DIDÁTICO E BNCC" "resumo" => "Estudos realizados no campo do Funcionalismo e da Descric?a?o Lingui?stica te?m estabelecido para?metros para o ensino das sentenc?as complexas, especialmente aquelas classificadas pela Grama?tica Tradicional como orac?o?es subordinadas. Fundamentada nos estudos de Neves (2010), Ucho?a (2016) sobre ensino de grama?tica nas escolas e tambe?m nos estudos de Vieira e Faraco (2021), Neves (2021) e Pedrosa (2014) sobre a sintaxe da li?ngua portuguesa. A pesquisa foi realizada com a seguinte problematizac?a?o: qual a proposta do ensino de sintaxe no livro dida?tico Tela?ris Essencial: Portugues, 9° ano?, e teve como objetivo analisar as lacunas do ensino de sintaxe da referida obra dida?tica, adotada na escola Estadual de Ensino Fundamental Eli?dio Sobreira, localizada em Sa?o Sebastia?o de Lagoa de Roc?a, na Parai?ba. Essa pesquisa foi justificada pelo fato de que cada vez mais as crianc?as te?m dificuldade de obter bons resultados em avaliac?o?es de averiguac?a?o dos conhecimentos lingui?sticos. A pesquisa foi conduzida por meio de ana?lise documental, com abordagem qualitativa que envolveu duas etapas principais: 1) identificac?a?o dos conceitos e conteu?dos sobre orac?o?es subordinadas apresentados no livro e 2) ana?lise das atividades propostas, destacando lacunas e discrepa?ncias no tratamento dos tipos de orac?o?es subordinadas. Ale?m disso, foi feita uma comparac?a?o com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para avaliar o alinhamento do livro com as diretrizes curriculares. A pesquisa revelou que o livro dida?tico apresenta lacunas no tratamento das orac?o?es subordinadas, embora apresente texto, ele acaba utilizando as frases de maneira fragmentada, retirando-as de seu contexto original para explica?-las isoladamente. Esse formato de explicac?a?o limita a compreensa?o dos alunos, ja? que na?o ha? uma contextualizac?a?o mais ampla. Ale?m disso, as atividades na?o equilibram os diferentes tipos de orac?o?es subordinadas, possibilitando lacunas no aprendizado. A pesquisa sugere uma integrac?a?o mais eficaz entre conceitos e atividades, alinhada a?s diretrizes da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID1896_TB751_10032025170046.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DOS SANTOS RAMOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellydossantosramos73@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129559 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 751 "inscrito_id" => 1896 "titulo" => "ENSINO DE SINTAXE NO 9° ANO ESCOLAR: DISCREPÂNCIA ENTRE LIVRO DIDÁTICO E BNCC" "resumo" => "Estudos realizados no campo do Funcionalismo e da Descric?a?o Lingui?stica te?m estabelecido para?metros para o ensino das sentenc?as complexas, especialmente aquelas classificadas pela Grama?tica Tradicional como orac?o?es subordinadas. Fundamentada nos estudos de Neves (2010), Ucho?a (2016) sobre ensino de grama?tica nas escolas e tambe?m nos estudos de Vieira e Faraco (2021), Neves (2021) e Pedrosa (2014) sobre a sintaxe da li?ngua portuguesa. A pesquisa foi realizada com a seguinte problematizac?a?o: qual a proposta do ensino de sintaxe no livro dida?tico Tela?ris Essencial: Portugues, 9° ano?, e teve como objetivo analisar as lacunas do ensino de sintaxe da referida obra dida?tica, adotada na escola Estadual de Ensino Fundamental Eli?dio Sobreira, localizada em Sa?o Sebastia?o de Lagoa de Roc?a, na Parai?ba. Essa pesquisa foi justificada pelo fato de que cada vez mais as crianc?as te?m dificuldade de obter bons resultados em avaliac?o?es de averiguac?a?o dos conhecimentos lingui?sticos. A pesquisa foi conduzida por meio de ana?lise documental, com abordagem qualitativa que envolveu duas etapas principais: 1) identificac?a?o dos conceitos e conteu?dos sobre orac?o?es subordinadas apresentados no livro e 2) ana?lise das atividades propostas, destacando lacunas e discrepa?ncias no tratamento dos tipos de orac?o?es subordinadas. Ale?m disso, foi feita uma comparac?a?o com as habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para avaliar o alinhamento do livro com as diretrizes curriculares. A pesquisa revelou que o livro dida?tico apresenta lacunas no tratamento das orac?o?es subordinadas, embora apresente texto, ele acaba utilizando as frases de maneira fragmentada, retirando-as de seu contexto original para explica?-las isoladamente. Esse formato de explicac?a?o limita a compreensa?o dos alunos, ja? que na?o ha? uma contextualizac?a?o mais ampla. Ale?m disso, as atividades na?o equilibram os diferentes tipos de orac?o?es subordinadas, possibilitando lacunas no aprendizado. A pesquisa sugere uma integrac?a?o mais eficaz entre conceitos e atividades, alinhada a?s diretrizes da BNCC." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_MD1_ID1896_TB751_10032025170046.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLY DOS SANTOS RAMOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLY" "autor_email" => "daniellydossantosramos73@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }