Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAR A PARTIR DAS MARGENS: DESAFIOS EDUCACIONAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA RESEX DO RIO CAJARI/AP

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo tem como tema a educação no campo, especialmente em regiões longínquas dos centros urbanos, de difícil acesso tanto por via terrestre com fluvial. Às margens do Rio Cajari, no Sul do Estado do Amapá. Seu objetivo é descrever a realidade vivenciada pelos alunos e professores imersos às condições climáticas sazonais na região amazônica. Sendo assim questiona-se: quais são as principais dificuldades de educar a partir das margens? Partindo dessa premissa elegeu-se como referencial teórico os estudos de Hage (2005), Caldart (2004), Arroyo (2004), Pires (2022), Lukesi (2003), Vasconcelos (1998), Freire (2005), David Ausubel (2000) e Cunha e Loureiro (2012). A metodologia é de natureza qualitativa, fenomenológica, descritiva, com entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Os resultados apontam para uma trajetória de superação desses educadores e alunos inseridos neste contexto das comunidades extrativistas. Onde enfrentam dificuldades climáticas em períodos sazonais, de transporte tanto terrestre quanto aquáticos, de estadia/alojamento, de alimentação e de saúde. Na luta por uma educação de inclusão e igualitária a partir da perspectiva de uma aprendizagem significativa.

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