Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ALFABETIZAÇÃO VISUAL E CONCRETA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129085
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 3088
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO VISUAL E CONCRETA"
    "resumo" => "A abordagem Alfabetização Visual e Concreta é voltada para pessoas com deficiência, autistas, síndrome de Down, jovens e adultos em processo de alfabetização, e indivíduos com dificuldades na leitura e escrita. O aprendizado ocorre de forma gradativa, por meio da visualização de figuras e palavras. Essa abordagem foi organizada em uma coleção composta por quatro volumes, cada um acompanhado de um anexo contendo figuras e palavras. A coleção é colorida e inclui ilustrações personalizadas. O formato dos livros é 21 x 29,7 cm, com tipografia Arial. Para o miolo de cada volume usa-se papel sulfite branco de 90 g/m², enquanto os anexos são produzidos em papel sulfite branco de 120 g/m². As capas dos livros textos são duras, laminadas e encadernadas com espiral; as capas dos anexos são feitas de papel couchê. A coleção promove leitura, interpretação e escrita a partir de textos realistas. A alfabetização é interdisciplinar favorecendo a construção de conhecimentos e conceitos. É essencial usar os anexos antes de realizar as atividades dos livros textos. Os anexos possibilitam realizar atividades de reconhecimento de palavras, memória de trabalho, orientação espacial, jogo da memória, classificação quanto a categoria, lateralidade, pareamento e sequência lógica. Os anexos promovem a fixação dos conteúdos proporcionando maior chance de acerto por parte do aprendiz quando for resolver as atividades dos livros textos, favorecendo a autoestima do mesmo. O ensino utiliza letras maiúsculas e não segue a ordem alfabética. Dificuldades em diferenciar visualmente, auditivamente e perceptivamente os fonemas (P/B; T/D; F/V; CH-X/J-G; Q-C/G) é frequente e logo estes fonemas foram trabalhados em unidades diferentes. As atividades propostas na coleção são sistematizadas e estruturadas favorecendo o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, percepção, raciocínio lógico, leitura e escrita. Os volumes são independentes do ano escolar, o que permite sua aplicação em diversos contextos educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3088_TB75_11012025174226.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA ARAUJO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariareginaaraujogomes2019@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129085
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 75
    "inscrito_id" => 3088
    "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO VISUAL E CONCRETA"
    "resumo" => "A abordagem Alfabetização Visual e Concreta é voltada para pessoas com deficiência, autistas, síndrome de Down, jovens e adultos em processo de alfabetização, e indivíduos com dificuldades na leitura e escrita. O aprendizado ocorre de forma gradativa, por meio da visualização de figuras e palavras. Essa abordagem foi organizada em uma coleção composta por quatro volumes, cada um acompanhado de um anexo contendo figuras e palavras. A coleção é colorida e inclui ilustrações personalizadas. O formato dos livros é 21 x 29,7 cm, com tipografia Arial. Para o miolo de cada volume usa-se papel sulfite branco de 90 g/m², enquanto os anexos são produzidos em papel sulfite branco de 120 g/m². As capas dos livros textos são duras, laminadas e encadernadas com espiral; as capas dos anexos são feitas de papel couchê. A coleção promove leitura, interpretação e escrita a partir de textos realistas. A alfabetização é interdisciplinar favorecendo a construção de conhecimentos e conceitos. É essencial usar os anexos antes de realizar as atividades dos livros textos. Os anexos possibilitam realizar atividades de reconhecimento de palavras, memória de trabalho, orientação espacial, jogo da memória, classificação quanto a categoria, lateralidade, pareamento e sequência lógica. Os anexos promovem a fixação dos conteúdos proporcionando maior chance de acerto por parte do aprendiz quando for resolver as atividades dos livros textos, favorecendo a autoestima do mesmo. O ensino utiliza letras maiúsculas e não segue a ordem alfabética. Dificuldades em diferenciar visualmente, auditivamente e perceptivamente os fonemas (P/B; T/D; F/V; CH-X/J-G; Q-C/G) é frequente e logo estes fonemas foram trabalhados em unidades diferentes. As atividades propostas na coleção são sistematizadas e estruturadas favorecendo o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, percepção, raciocínio lógico, leitura e escrita. Os volumes são independentes do ano escolar, o que permite sua aplicação em diversos contextos educacionais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID3088_TB75_11012025174226.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA ARAUJO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariareginaaraujogomes2019@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A abordagem Alfabetização Visual e Concreta é voltada para pessoas com deficiência, autistas, síndrome de Down, jovens e adultos em processo de alfabetização, e indivíduos com dificuldades na leitura e escrita. O aprendizado ocorre de forma gradativa, por meio da visualização de figuras e palavras. Essa abordagem foi organizada em uma coleção composta por quatro volumes, cada um acompanhado de um anexo contendo figuras e palavras. A coleção é colorida e inclui ilustrações personalizadas. O formato dos livros é 21 x 29,7 cm, com tipografia Arial. Para o miolo de cada volume usa-se papel sulfite branco de 90 g/m², enquanto os anexos são produzidos em papel sulfite branco de 120 g/m². As capas dos livros textos são duras, laminadas e encadernadas com espiral; as capas dos anexos são feitas de papel couchê. A coleção promove leitura, interpretação e escrita a partir de textos realistas. A alfabetização é interdisciplinar favorecendo a construção de conhecimentos e conceitos. É essencial usar os anexos antes de realizar as atividades dos livros textos. Os anexos possibilitam realizar atividades de reconhecimento de palavras, memória de trabalho, orientação espacial, jogo da memória, classificação quanto a categoria, lateralidade, pareamento e sequência lógica. Os anexos promovem a fixação dos conteúdos proporcionando maior chance de acerto por parte do aprendiz quando for resolver as atividades dos livros textos, favorecendo a autoestima do mesmo. O ensino utiliza letras maiúsculas e não segue a ordem alfabética. Dificuldades em diferenciar visualmente, auditivamente e perceptivamente os fonemas (P/B; T/D; F/V; CH-X/J-G; Q-C/G) é frequente e logo estes fonemas foram trabalhados em unidades diferentes. As atividades propostas na coleção são sistematizadas e estruturadas favorecendo o desenvolvimento de habilidades como atenção, memória, percepção, raciocínio lógico, leitura e escrita. Os volumes são independentes do ano escolar, o que permite sua aplicação em diversos contextos educacionais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.