Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 129075
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 2941
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vivências e os desafios do estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado em uma escola municipal na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco, na turma do Grupo 5 da Educação Infantil. Traremos alguns pontos relevantes, comparações entre a teoria e a prática, a infraestrutura da escola, entre outros assuntos relacionados à Educação Infantil. A instituição escolar, campo de nossa investigação, possui aproximadamente cem estudantes matriculados e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Pela parte da manhã, atendem-se as turmas de Educação Infantil, divididas entre o Grupo 4 e o Grupo 5, além do 1º ano do Ensino Fundamental. No período da tarde, funcionam as turmas do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. No turno da noite, acontecem as aulas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A infraestrutura da escola é composta por um primeiro andar com 12 salas, 4 banheiros sem acessibilidade para pessoas com deficiência, 1 cozinha e 2 almoxarifados, além de escadas. O lazer e o brincar não têm um espaço próprio, devido ao tamanho reduzido da escola. Em sala de aula, são trabalhados conteúdos envolvendo Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Educação Física (corpo e movimento). Contudo, as aulas de Educação Física são realizadas em sala, pois a escola não possui quadra ou outro espaço físico adequado para essas atividades. As avaliações são realizadas por meio de provas, o que vai de encontro às orientações da BNCC (2017), que coloca a interação e as brincadeiras como pilares para a Educação Infantil. O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso de licenciatura em Pedagogia, uma vez que, a partir dele, é possível vivenciar toda a teoria que aprendemos e discutimos no espaço acadêmico enquanto estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2941_TB59_09012025131814.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENY VITÓRIA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LORENY"
    "autor_email" => "lorenyvitoria8146@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 129075
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 59
    "inscrito_id" => 2941
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E DESAFIOS NO ESTÁGIO SUPERVISONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vivências e os desafios do estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado em uma escola municipal na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco, na turma do Grupo 5 da Educação Infantil. Traremos alguns pontos relevantes, comparações entre a teoria e a prática, a infraestrutura da escola, entre outros assuntos relacionados à Educação Infantil. A instituição escolar, campo de nossa investigação, possui aproximadamente cem estudantes matriculados e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Pela parte da manhã, atendem-se as turmas de Educação Infantil, divididas entre o Grupo 4 e o Grupo 5, além do 1º ano do Ensino Fundamental. No período da tarde, funcionam as turmas do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. No turno da noite, acontecem as aulas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A infraestrutura da escola é composta por um primeiro andar com 12 salas, 4 banheiros sem acessibilidade para pessoas com deficiência, 1 cozinha e 2 almoxarifados, além de escadas. O lazer e o brincar não têm um espaço próprio, devido ao tamanho reduzido da escola. Em sala de aula, são trabalhados conteúdos envolvendo Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Educação Física (corpo e movimento). Contudo, as aulas de Educação Física são realizadas em sala, pois a escola não possui quadra ou outro espaço físico adequado para essas atividades. As avaliações são realizadas por meio de provas, o que vai de encontro às orientações da BNCC (2017), que coloca a interação e as brincadeiras como pilares para a Educação Infantil. O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso de licenciatura em Pedagogia, uma vez que, a partir dele, é possível vivenciar toda a teoria que aprendemos e discutimos no espaço acadêmico enquanto estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID2941_TB59_09012025131814.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:21"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LORENY VITÓRIA DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "LORENY"
    "autor_email" => "lorenyvitoria8146@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA (FASUP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as vivências e os desafios do estágio supervisionado na Educação Infantil, realizado em uma escola municipal na cidade de Abreu e Lima, em Pernambuco, na turma do Grupo 5 da Educação Infantil. Traremos alguns pontos relevantes, comparações entre a teoria e a prática, a infraestrutura da escola, entre outros assuntos relacionados à Educação Infantil. A instituição escolar, campo de nossa investigação, possui aproximadamente cem estudantes matriculados e funciona nos turnos da manhã, tarde e noite. Pela parte da manhã, atendem-se as turmas de Educação Infantil, divididas entre o Grupo 4 e o Grupo 5, além do 1º ano do Ensino Fundamental. No período da tarde, funcionam as turmas do 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. No turno da noite, acontecem as aulas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A infraestrutura da escola é composta por um primeiro andar com 12 salas, 4 banheiros sem acessibilidade para pessoas com deficiência, 1 cozinha e 2 almoxarifados, além de escadas. O lazer e o brincar não têm um espaço próprio, devido ao tamanho reduzido da escola. Em sala de aula, são trabalhados conteúdos envolvendo Linguagem Oral e Escrita, Matemática, Natureza e Sociedade, Artes e Educação Física (corpo e movimento). Contudo, as aulas de Educação Física são realizadas em sala, pois a escola não possui quadra ou outro espaço físico adequado para essas atividades. As avaliações são realizadas por meio de provas, o que vai de encontro às orientações da BNCC (2017), que coloca a interação e as brincadeiras como pilares para a Educação Infantil. O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso de licenciatura em Pedagogia, uma vez que, a partir dele, é possível vivenciar toda a teoria que aprendemos e discutimos no espaço acadêmico enquanto estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.