A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 129050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER" "resumo" => "Este artigo investiga a influência histórica da Igreja Católica na formação educacional brasileira, utilizando como referencial teórico os conceitos de dominação legítima de Max Weber - tradicional, carismática e racional-legal. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, baseia-se nas abordagens de autores como Lüdke e André (1986), que destacam a importância de compreender fenômenos educacionais em seus contextos sociais e históricos, bem como em Paiva (2015) e Hansen (2003), que abordam o impacto da Igreja na construção do sistema educacional brasileiro. O estudo analisa como a Companhia de Jesus estruturou uma educação voltada à catequese e ao controle social, influenciando tanto as elites quanto os povos originários. Essas formas de dominação moldaram o sistema educacional desde o período colonial, consolidando práticas pedagógicas e institucionais que persistem até os dias atuais. A separação entre Igreja e Estado não eliminou essa influência, evidenciada na permanência de valores pedagógicos católicos, como o ensino religioso escolar. Os resultados apontam que a educação foi utilizada como instrumento central de poder pela Igreja, marcando profundamente a configuração educacional brasileira. Este trabalho reflete sobre as transformações e permanências desse legado, destacando sua relevância histórica e sociológica na formação cultural do país. A pesquisa mostra como a Igreja Católica usou a educação como meio para consolidar seu poder, influenciar a formação de identidades sociais e culturais, e perpetuar valores que, mesmo ao longo de séculos, continuam a ser transmitidos nas salas de aula. Apesar da separação entre Igreja e Estado, muitos princípios e práticas fundamentados pela Igreja Católica permanecem, refletindo uma continuidade na interação entre religião e educação no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1991_TB29_16122024090716.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES" "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO" "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 129050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 1991 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA DOMINAÇÃO CATÓLICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA A PARTIR DE MAX WEBER" "resumo" => "Este artigo investiga a influência histórica da Igreja Católica na formação educacional brasileira, utilizando como referencial teórico os conceitos de dominação legítima de Max Weber - tradicional, carismática e racional-legal. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, baseia-se nas abordagens de autores como Lüdke e André (1986), que destacam a importância de compreender fenômenos educacionais em seus contextos sociais e históricos, bem como em Paiva (2015) e Hansen (2003), que abordam o impacto da Igreja na construção do sistema educacional brasileiro. O estudo analisa como a Companhia de Jesus estruturou uma educação voltada à catequese e ao controle social, influenciando tanto as elites quanto os povos originários. Essas formas de dominação moldaram o sistema educacional desde o período colonial, consolidando práticas pedagógicas e institucionais que persistem até os dias atuais. A separação entre Igreja e Estado não eliminou essa influência, evidenciada na permanência de valores pedagógicos católicos, como o ensino religioso escolar. Os resultados apontam que a educação foi utilizada como instrumento central de poder pela Igreja, marcando profundamente a configuração educacional brasileira. Este trabalho reflete sobre as transformações e permanências desse legado, destacando sua relevância histórica e sociológica na formação cultural do país. A pesquisa mostra como a Igreja Católica usou a educação como meio para consolidar seu poder, influenciar a formação de identidades sociais e culturais, e perpetuar valores que, mesmo ao longo de séculos, continuam a ser transmitidos nas salas de aula. Apesar da separação entre Igreja e Estado, muitos princípios e práticas fundamentados pela Igreja Católica permanecem, refletindo uma continuidade na interação entre religião e educação no Brasil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD1_ID1991_TB29_16122024090716.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:21" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SARA VITÓRIA GONTIJO MORAES" "autor_nome_curto" => "SARA GONTIJO" "autor_email" => "saravgontijo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }