O PAPEL DAS RESENHAS LITERÁRIAS NA CONSOLIDAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE CONTOS POR ESTUDANTES DE 1º ANO DO E.M.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9654 "inscrito_id" => 21147 "titulo" => "O PAPEL DAS RESENHAS LITERÁRIAS NA CONSOLIDAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE CONTOS POR ESTUDANTES DE 1º ANO DO E.M." "resumo" => "A pesquisa tem o intuito de investigar como o processo de produção de resenhas críticas, após leitura, discussão e análise de textos literários, pode colaborar para a consolidação da experiência de leitura. Uma vez que a resenha é um gênero essencialmente argumentativo, o desenvolvimento da capacidade de expressar opiniões e compartilhar ponderações mediante um texto que possa ser lido por outros estudantes pode se configurar como um estágio mais avançado do letramento literário. Com base no conceito de “análise de necessidades”, oriundo dos estudos de gênero para fins pedagógicos, o projeto foi traçado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura, mas, sobretudo, de averiguar a consolidação da percepção e comunicação acerca do gênero literário conto. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia nas considerações de Antonio Candido, na estética da recepção de Jauss, nos estudos sobre o gênero Conto de Gotlib, e nas propostas de Cosson. A partir da implementação de sequência didática em turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 28 estudantes, esperamos que o posicionamento diante das leituras realizadas e consolidação da competência analítica nas produções textuais se concretizem e revelem assim um amadurecimento como leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21147_TB9654_22102025153055.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "URÂNIA ALVES DA FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "URÂNIA" "autor_email" => "urania.afonseca@upe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128948 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9654 "inscrito_id" => 21147 "titulo" => "O PAPEL DAS RESENHAS LITERÁRIAS NA CONSOLIDAÇÃO DA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DE CONTOS POR ESTUDANTES DE 1º ANO DO E.M." "resumo" => "A pesquisa tem o intuito de investigar como o processo de produção de resenhas críticas, após leitura, discussão e análise de textos literários, pode colaborar para a consolidação da experiência de leitura. Uma vez que a resenha é um gênero essencialmente argumentativo, o desenvolvimento da capacidade de expressar opiniões e compartilhar ponderações mediante um texto que possa ser lido por outros estudantes pode se configurar como um estágio mais avançado do letramento literário. Com base no conceito de “análise de necessidades”, oriundo dos estudos de gênero para fins pedagógicos, o projeto foi traçado com o objetivo de estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura, mas, sobretudo, de averiguar a consolidação da percepção e comunicação acerca do gênero literário conto. De natureza aplicada e abordagem qualitativa, a pesquisa se baseia nas considerações de Antonio Candido, na estética da recepção de Jauss, nos estudos sobre o gênero Conto de Gotlib, e nas propostas de Cosson. A partir da implementação de sequência didática em turma de 1º ano do Ensino Médio, composta por 28 estudantes, esperamos que o posicionamento diante das leituras realizadas e consolidação da competência analítica nas produções textuais se concretizem e revelem assim um amadurecimento como leitor." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21147_TB9654_22102025153055.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "URÂNIA ALVES DA FONSÊCA" "autor_nome_curto" => "URÂNIA" "autor_email" => "urania.afonseca@upe.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }