Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRODUÇÃO ARTESANAL DO SABÃO ECOLÓGICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Educação Ambiental tem ganhado destaque no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), exigindo abordagens pedagógicas inclusivas que considerem as particularidades desse público. Neste sentido, atividades práticas tornam-se ferramentas eficazes para promover a aprendizagem significativa, relacionando teoria e prática. Este trabalho teve como objetivo utilizar a prática pedagógica com enfoque ambiental para impulsionar o processo de ensino-aprendizagem na EJA, por meio da reutilização de resíduo doméstico e do ambiente de trabalho dos próprios estudantes (o óleo). A ação foi desenvolvida entre março e junho de 2025, com alunos da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, em Campina Grande-PB. A atividade central consistiu na produção de sabão ecológico a partir de óleo de cozinha usado que iria para o descarte, aliando conscientização ambiental à prática sustentável. Inicialmente, foi realizada uma introdução teórica sobre os impactos do descarte inadequado dos resíduos, seguida por uma oficina prática em que os estudantes, utilizando equipamentos de proteção individual (EPIs), produziram sabão em grupos. As atividades foram interdisciplinares, articulando os objetos do conhecimento dos componentes curriculares de Ciências, Língua Portuguesa e Matemática. A ação também envolveu estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais – da instituição, promovendo a integração entre diferentes segmentos escolares, através de uma oficina. Os resultados foram socializados durante o Seminário de Educação Ambiental: A interdisciplinaridade e o protagonismo no contexto da Educação Ambiental, realizado em 06 de junho de 2025, promovido pela Gerência de Educação Ambiental do município. A iniciativa evidenciou a importância da prática pedagógica ambiental para o fortalecimento do protagonismo estudantil, da sustentabilidade e do trabalho colaborativo, reafirmando o potencial da EJA como espaço de transformação social e ambiental, que culminou com a distribuição de pedaços do sabão produzido à comunidade visitante.

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