Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROCESSOS EDUCACIONAIS ANTIRRACISTA NA AMAZÔNIA: AVANÇOS E DESAFIOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo discute as práticas educacionais antirracistas na Amazônia, refletindo sobre os avanços e os desafios enfrentados na efetivação de uma educação comprometida com a equidade racial e com uma perspectiva decolonial. Considerando o contexto histórico brasileiro, marcado pelo racismo estrutural e pela invisibilização das contribuições dos povos negros e indígenas, entende-se que a escola, enquanto espaço formativo, ocupa um lugar de transformação social. Realizou-se uma revisão sistemática da literatura com a busca e seleção de artigos nas bases de dados SciELO e Periódicos CAPES, utilizando combinações entre os descritores “Educação antirracista”; “Amazônia”; “Educação decolonial”; e “Práticas pedagógicas”. Incluiu-se, na pesquisa, artigos completos publicados em língua portuguesa no período entre 2018 e 2025; como critério de exclusão foram retirados trabalhos que não se referiam a região norte do Brasil. Foram selecionados 12 artigos. Os resultados apontam que os principais avanços para a educação antirracista são a promoção da formação continuada dos professores, devido estes serem os principais agentes da educação no ambiente escolar; e o aumento dos debates antirracistas após a implementação da Lei nº 10.639/2003. Relacionado aos principais desafios, o processo de formação dos professores ainda demonstra ser um entrave não superado, observa-se a predominância do discurso colonial nas instituições de ensino e a presença de currículos escolares insipientes na discussão da temática antirracista. Conclui-se que houve um fortalecimento na promoção de uma educação antirracista na região Amazônica, mas obstáculos ainda se fazem presentes, tornando-se necessária a reformulação curricular, a valorização das identidades negras e indígenas e o investimento contínuo na formação de educadores, com vistas à construção de uma prática pedagógica antirracista e decolonial nos espaços escolares da região.

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