MENTORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO INTEGRAL E (RE)EXISTÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM O ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA
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Como referencial teórico, este relato dialoga com os estudos de Paulo Freire sobre educação como prática de liberdade, com bell hooks e sua defesa de uma docência que transgride as lógicas opressoras, além das contribuições de Nóvoa e Tardif sobre a construção da identidade docente. Para a metodologia, utilizamos a pesquisa narrativa de Jean Clandinin e Michael Connelly, os quais consideram narrar a própria prática uma forma potente de formação. Como resultados, destaca-se o fortalecimento de vínculos afetivos, o engajamento dos estudantes e a ampliação da consciência crítica frente a si e ao coletivo. A disciplina de Mentoria revelou-se um espaço potente de formação integral, reafirmando a escola pública como território de (re)existência, aprendizagem e transformação, tanto para os estudantes quanto para os professores, que também constroem sentidos, reavaliam práticas e reafirmam seu compromisso com uma educação mais humana, crítica e sensível." 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