A METODOLOGIA DOCENTE DE INFORMÁTICA FORA DOS COMPUTADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128537 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8670 "inscrito_id" => 18423 "titulo" => "A METODOLOGIA DOCENTE DE INFORMÁTICA FORA DOS COMPUTADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "resumo" => "Percebendo o déficit presente em algumas escolas públicas da zona norte de Natal/RN, em relação a qualidade ou existência do espaço de laboratório de Informática e como isso afeta a profissionalização de licenciandos em tecnologia, este trabalho busca relatar a experiência vivida por licenciandos do curso de Informática durante sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Prof. Antônio Fagundes. Utilizando como referência experiências passadas no PIBID da edição anterior, em 2024, além de referências de metodologias desplugadas em conjunto ao Pensamento Computacional (PC), como Wing (2021), Oliveira (2021) e Werlich (2018), este relato mostra como os licenciandos superaram os desafios principais enfrentado na escola: a falta de computadores suficientes para uma aula de informática para todos os alunos, e o incentivo ao estudo de informática na escola de forma autônoma, de forma responsável. Assim, optou-se por organizar oficinas utilizando metodologias de computação desplugada, os licenciandos, escolheram turmas de 6º e 7º ano dos Anos Finais, ministrando as aulas ao lado do professor orientador e da professora de Ciências responsável pelas turmas. Como resultado, foram organizadas aulas apresentando o conceito do PC para crianças que tinham entre pouco e quase nenhum contato com computadores e/ou Informática no geral, mostrando aos poucos os pilares do PC nas aulas e incentivando uma última avaliação para a construção de jogos interativos de tabuleiro, intercalando o conteúdo de sala com o PC, e criando uma amostra cultural pública para a escola e sua comunidade, mostrando os resultados da aula, da criação das atividades e da atuação do PIBID em escolas da região, destacando sua importância, tanto na graduação da licenciatura, quanto na quebra do padrão nas aulas dos estudantes de outras escolas, de forma produtiva, alcançando, desta forma, o conhecimento base de letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18423_TB8670_29102025225006.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS FERNANDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Pedro Pereira" "autor_email" => "plfernandesp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128537 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8670 "inscrito_id" => 18423 "titulo" => "A METODOLOGIA DOCENTE DE INFORMÁTICA FORA DOS COMPUTADORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "resumo" => "Percebendo o déficit presente em algumas escolas públicas da zona norte de Natal/RN, em relação a qualidade ou existência do espaço de laboratório de Informática e como isso afeta a profissionalização de licenciandos em tecnologia, este trabalho busca relatar a experiência vivida por licenciandos do curso de Informática durante sua participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na Escola Estadual Prof. Antônio Fagundes. Utilizando como referência experiências passadas no PIBID da edição anterior, em 2024, além de referências de metodologias desplugadas em conjunto ao Pensamento Computacional (PC), como Wing (2021), Oliveira (2021) e Werlich (2018), este relato mostra como os licenciandos superaram os desafios principais enfrentado na escola: a falta de computadores suficientes para uma aula de informática para todos os alunos, e o incentivo ao estudo de informática na escola de forma autônoma, de forma responsável. Assim, optou-se por organizar oficinas utilizando metodologias de computação desplugada, os licenciandos, escolheram turmas de 6º e 7º ano dos Anos Finais, ministrando as aulas ao lado do professor orientador e da professora de Ciências responsável pelas turmas. Como resultado, foram organizadas aulas apresentando o conceito do PC para crianças que tinham entre pouco e quase nenhum contato com computadores e/ou Informática no geral, mostrando aos poucos os pilares do PC nas aulas e incentivando uma última avaliação para a construção de jogos interativos de tabuleiro, intercalando o conteúdo de sala com o PC, e criando uma amostra cultural pública para a escola e sua comunidade, mostrando os resultados da aula, da criação das atividades e da atuação do PIBID em escolas da região, destacando sua importância, tanto na graduação da licenciatura, quanto na quebra do padrão nas aulas dos estudantes de outras escolas, de forma produtiva, alcançando, desta forma, o conhecimento base de letramento digital." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18423_TB8670_29102025225006.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO LUCAS FERNANDES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Pedro Pereira" "autor_email" => "plfernandesp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }