POTENCIALIZANDO A LIDERANÇA EM ENGENHARIA NA EPT: PERSPECTIVA ESTUDANTIL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128295 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8073 "inscrito_id" => 4549 "titulo" => "POTENCIALIZANDO A LIDERANÇA EM ENGENHARIA NA EPT: PERSPECTIVA ESTUDANTIL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo principal investigar, sob a ótica dos próprios graduandos, o desenvolvimento de habilidades e competências de liderança ao longo dos cursos de Engenharia Elétrica, Civil e Ambiental em uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, no estado da Bahia. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, combinando questionários estruturados, estudo de caso, levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória aplicada. A amostra contou com 100 estudantes estratificados por curso e semestre, garantindo representatividade estatística. Os resultados indicam que a maioria dos participantes reconhece o currículo como fator determinante para aprimorar habilidades de comunicação eficaz, resolução de problemas, trabalho em equipe, tomada de decisão e gestão de conflitos. Houve variações significativas entre os cursos: graduandos de Engenharia Civil relataram maior desenvolvimento dessas competências em comparação aos de Engenharia Elétrica e Ambiental. Além disso, destacaram-se competências estratégicas como visão estratégica, ética e responsabilidade, adaptabilidade, inovação e criatividade. Entretanto, o estudo identificou lacunas importantes: escassez de oportunidades práticas de liderança, sobrecarga de disciplinas técnicas da EPT e ausência de componentes curriculares específicos em gestão ou liderança. Em resposta, os estudantes sugeriram: Introdução de disciplinas voltadas explicitamente ao desenvolvimento de liderança; Ampliação de atividades extracurriculares e projetos interdisciplinares que permitam vivência de papéis de liderança; Integração de metodologias ativas em sala de aula para simular contextos de gestão e tomada de decisão. Conclui-se que, embora os cursos de engenharia na instituição de Educação Profissional e Tecnológica ofereçam bases teóricas e técnicas essenciais, é imperativo promover ajustes curriculares e intensificar práticas efetivas de liderança. Essas medidas visam preparar futuros engenheiros para assumir posições de liderança no mercado, contribuindo de forma mais estratégica ao desenvolvimento socioeconômico. O Referencial teórico baseou-se em Silva, Santos e Lima (2019) e Santos, R. F., & Lima, C. S. (2021)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4549_TB8073_05112025113034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEY MAXIMUS CORREIA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "NEY" "autor_email" => "acimarney@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128295 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8073 "inscrito_id" => 4549 "titulo" => "POTENCIALIZANDO A LIDERANÇA EM ENGENHARIA NA EPT: PERSPECTIVA ESTUDANTIL SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS" "resumo" => "O presente estudo teve como objetivo principal investigar, sob a ótica dos próprios graduandos, o desenvolvimento de habilidades e competências de liderança ao longo dos cursos de Engenharia Elétrica, Civil e Ambiental em uma instituição pública de Educação Profissional e Tecnológica - EPT, no estado da Bahia. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, combinando questionários estruturados, estudo de caso, levantamento bibliográfico e pesquisa exploratória aplicada. A amostra contou com 100 estudantes estratificados por curso e semestre, garantindo representatividade estatística. Os resultados indicam que a maioria dos participantes reconhece o currículo como fator determinante para aprimorar habilidades de comunicação eficaz, resolução de problemas, trabalho em equipe, tomada de decisão e gestão de conflitos. Houve variações significativas entre os cursos: graduandos de Engenharia Civil relataram maior desenvolvimento dessas competências em comparação aos de Engenharia Elétrica e Ambiental. Além disso, destacaram-se competências estratégicas como visão estratégica, ética e responsabilidade, adaptabilidade, inovação e criatividade. Entretanto, o estudo identificou lacunas importantes: escassez de oportunidades práticas de liderança, sobrecarga de disciplinas técnicas da EPT e ausência de componentes curriculares específicos em gestão ou liderança. Em resposta, os estudantes sugeriram: Introdução de disciplinas voltadas explicitamente ao desenvolvimento de liderança; Ampliação de atividades extracurriculares e projetos interdisciplinares que permitam vivência de papéis de liderança; Integração de metodologias ativas em sala de aula para simular contextos de gestão e tomada de decisão. Conclui-se que, embora os cursos de engenharia na instituição de Educação Profissional e Tecnológica ofereçam bases teóricas e técnicas essenciais, é imperativo promover ajustes curriculares e intensificar práticas efetivas de liderança. Essas medidas visam preparar futuros engenheiros para assumir posições de liderança no mercado, contribuindo de forma mais estratégica ao desenvolvimento socioeconômico. O Referencial teórico baseou-se em Silva, Santos e Lima (2019) e Santos, R. F., & Lima, C. S. (2021)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4549_TB8073_05112025113034.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NEY MAXIMUS CORREIA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "NEY" "autor_email" => "acimarney@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }