UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS UTILIZANDO CANUDOS E MASSINHA DE MODELAR
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128255 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 9967 "titulo" => "UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS UTILIZANDO CANUDOS E MASSINHA DE MODELAR" "resumo" => "Este estudo investigou a construção de quadriláteros com o uso de materiais concretos, como canudos e massinha de modelar, por estudantes do Ensino Médio. O objetivo foi promover a identificação, classificação e elaboração de definições dos quadriláteros com base em suas propriedades e observações, incentivando o pensamento investigativo e o raciocínio lógico.A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, em Rio Tinto. A intervenção ocorreu na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, no município de Mamanguape-PB, com uma turma da 2ª série do Ensino Médio, composta por 25 estudantes. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Lorenzato (2012), Van de Walle (2009), BNCC (2018), Crowley (1994), Nasser e Tinoco (2011), e Rêgo e Rêgo (2012). A metodologia consistiu na construção prática de quadriláteros com massinhas e canudos, partindo do reconhecimento de suas propriedades. Essa abordagem permitiu aos alunos maior compreensão das diferentes classes de quadriláteros e liberdade para expressar seus conhecimentos prévios. Como forma de avaliação, foi aplicado o primeiro teste de Van Hiele, que analisa a fase de visualização, a fim de verificar o nível de pensamento geométrico dos participantes. Os resultados indicaram que a atividade prática contribuiu significativamente para a identificação, classificação e definição das figuras geométricas, além de favorecer o engajamento dos estudantes. A experiência mostrou-se eficaz no ensino de conceitos geométricos de forma significativa e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9967_TB7984_16102025195030.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIA HELLEN BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRIA BARBOSA" "autor_email" => "miriaufpb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128255 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7984 "inscrito_id" => 9967 "titulo" => "UMA ABORDAGEM LÚDICA PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS UTILIZANDO CANUDOS E MASSINHA DE MODELAR" "resumo" => "Este estudo investigou a construção de quadriláteros com o uso de materiais concretos, como canudos e massinha de modelar, por estudantes do Ensino Médio. O objetivo foi promover a identificação, classificação e elaboração de definições dos quadriláteros com base em suas propriedades e observações, incentivando o pensamento investigativo e o raciocínio lógico.A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV, em Rio Tinto. A intervenção ocorreu na Escola Cidadã Integral Senador Rui Carneiro, no município de Mamanguape-PB, com uma turma da 2ª série do Ensino Médio, composta por 25 estudantes. A fundamentação teórica baseou-se nos estudos de Lorenzato (2012), Van de Walle (2009), BNCC (2018), Crowley (1994), Nasser e Tinoco (2011), e Rêgo e Rêgo (2012). A metodologia consistiu na construção prática de quadriláteros com massinhas e canudos, partindo do reconhecimento de suas propriedades. Essa abordagem permitiu aos alunos maior compreensão das diferentes classes de quadriláteros e liberdade para expressar seus conhecimentos prévios. Como forma de avaliação, foi aplicado o primeiro teste de Van Hiele, que analisa a fase de visualização, a fim de verificar o nível de pensamento geométrico dos participantes. Os resultados indicaram que a atividade prática contribuiu significativamente para a identificação, classificação e definição das figuras geométricas, além de favorecer o engajamento dos estudantes. A experiência mostrou-se eficaz no ensino de conceitos geométricos de forma significativa e contextualizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9967_TB7984_16102025195030.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIA HELLEN BARBOSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "MIRIA BARBOSA" "autor_email" => "miriaufpb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }