Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONEXÕES DIDÁTICAS E INCLUSIVAS ENVOLVENDO LIBRAS E ENSINO PARA SURDOS E SURDOCEGOS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Apresentam-se os resultados de quatro estudos desenvolvidos no âmbito do projeto de pesquisa guarda-chuva Libras e Ensino (2021-2024), construídos a partir das demandas da educação de surdos e surdocegos e das afinidades temáticas do/as pesquisador/as envolvidos. Nesta etapa, buscou-se refletir sobre os processos de ensino-aprendizagem e as práticas pedagógicas e os recursos didáticos envolvendo a Libras e seus usuários e voltados ao exercício da docência na educação básica inclusiva. O primeiro estudo, voltado ao ensino de ciências para surdos, envolveu o desenvolvimento de um jogo sobre bioquímica. Os resultados indicam o potencial da ludicidade como ferramenta de ensino, mas também a necessidade urgente de aprofundar pesquisas sobre sinais-termos específicos da área científica. O segundo estudo propôs materiais manipuláveis para o ensino da Escrita de Sinais (SignWriting), com foco em sua acessibilidade a surdos e surdocegos. Os testes iniciais destacam a relevância da proposta, sugerindo sua ampliação e validação em diferentes contextos educacionais. O terceiro estudo promoveu reflexões sobre o ensino de matemática para estudantes com surdocegueira, revelando uma preocupante escassez de pesquisas e formações docentes na área, refletida também na baixa participação de respondentes. Tal ausência evidencia barreiras de permanência ainda presentes no ambiente escolar. Por fim, a revisão sobre a Educação Sexual Emancipatória Intencional (ESEI) para surdos demonstrou uma lacuna teórica e prática quanto à produção de materiais acessíveis e contextualizados. Com base na visão socioantropológica da surdez (Skliar, 1999), os quatro estudos evidenciam a urgência de mais investimentos em práticas pedagógicas visualmente acessíveis e em formações específicas para docentes que atuam com surdos e surdocegos. Como desdobramentos futuros, propõem-se: a organização de glossários visuais em Libras para áreas científicas específicas; o aperfeiçoamento de materiais táteis voltados à surdocegueira; e a produção de sequências didáticas interdisciplinares que integrem Libras, tecnologias assistivas e temáticas sensíveis, como a educação sexual intencional.

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