PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7182 "inscrito_id" => 5757 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho é uma amostra da prática de ensino de língua portuguesa junto ao 9º ano do ensino fundamental, realizada no Colégio Menezes 2 do Recife. O objetivo era apresentar aos discentes os variados sentidos produzidos pelos diferentes grupos de conjunções coordenativas nas ligações das orações presentes nos versos de canções selecionadas pelo professor. Baseando-se em Oliveira (2019), realizou-se uma proposta didática com ênfase na análise linguística, tendo em vista ser um fenômeno crucial no estudo de elementos da gramática tradicional- GT em sala de aula, pois ele demanda do professor um letramento profissional no reconhecimento da funcionalidade dos elementos estudados no texto e na importância da reflexão sobre esse aspecto. Partindo dessa proposta, foram desenvolvidas as seguintes estratégias metodológicas: conceituação do elemento gramatical estudado e apresentação dos seus grupos, proposição de questões de compreensão e interpretação textual das canções, exposição sonora e escrita das letras e das biografias dos autores, identificação dos grupos e análise dos sentidos produzidos pelos mesmos nas canções. Durante a aplicação, observou-se uma melhor compreensão dos alunos quanto ao grupo gramatical estudado, suas classificações e produções de sentidos no gênero trabalhado, sendo inferido em atividades avaliativas posteriores a proposta. Concluiu-se que houve um resultado bastante promissor, pois observou-se um envolvimento maior dos discentes nas aulas e uma percepção diferente quanto ao uso da gramática em suas realidades, tendo em vista a reflexão por meio do gênero textual “canção” que circula muito entre eles(as)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5757_TB7182_16102025170506.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO LUCENA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "DANILO" "autor_email" => "danilolucena138@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7182 "inscrito_id" => 5757 "titulo" => "PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO DAS CONJUNÇÕES COORDENATIVAS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho é uma amostra da prática de ensino de língua portuguesa junto ao 9º ano do ensino fundamental, realizada no Colégio Menezes 2 do Recife. O objetivo era apresentar aos discentes os variados sentidos produzidos pelos diferentes grupos de conjunções coordenativas nas ligações das orações presentes nos versos de canções selecionadas pelo professor. Baseando-se em Oliveira (2019), realizou-se uma proposta didática com ênfase na análise linguística, tendo em vista ser um fenômeno crucial no estudo de elementos da gramática tradicional- GT em sala de aula, pois ele demanda do professor um letramento profissional no reconhecimento da funcionalidade dos elementos estudados no texto e na importância da reflexão sobre esse aspecto. Partindo dessa proposta, foram desenvolvidas as seguintes estratégias metodológicas: conceituação do elemento gramatical estudado e apresentação dos seus grupos, proposição de questões de compreensão e interpretação textual das canções, exposição sonora e escrita das letras e das biografias dos autores, identificação dos grupos e análise dos sentidos produzidos pelos mesmos nas canções. Durante a aplicação, observou-se uma melhor compreensão dos alunos quanto ao grupo gramatical estudado, suas classificações e produções de sentidos no gênero trabalhado, sendo inferido em atividades avaliativas posteriores a proposta. Concluiu-se que houve um resultado bastante promissor, pois observou-se um envolvimento maior dos discentes nas aulas e uma percepção diferente quanto ao uso da gramática em suas realidades, tendo em vista a reflexão por meio do gênero textual “canção” que circula muito entre eles(as)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5757_TB7182_16102025170506.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANILO LUCENA CHAGAS" "autor_nome_curto" => "DANILO" "autor_email" => "danilolucena138@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }