FRAÇÕES NÃO MORDEM! ENFRENTANDO O TERROR DA MATEMÁTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127984 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7160 "inscrito_id" => 15680 "titulo" => "FRAÇÕES NÃO MORDEM! ENFRENTANDO O TERROR DA MATEMÁTICA" "resumo" => "As frações costumam ser vistas como um verdadeiro “terror” pelos alunos, principalmente por parecerem complexas à primeira vista. No entanto, entender e dominar as operações com frações é fundamental para a vida escolar e para diversas situações do cotidiano. Somar, subtrair, multiplicar e dividir frações não é apenas uma habilidade matemática, mas uma ferramenta essencial para a resolução de problemas reais. As frações estão presentes em situações simples, como dividir uma pizza entre amigos, calcular descontos, seguir uma receita de cozinha ou medir uma distância em um mapa. Quando um aluno compreende como manipular frações, ele se sente mais confiante para enfrentar outros conteúdos da matemática, como proporções, porcentagens, equações e até mesmo conteúdos mais avançados no futuro. Além disso, aprender a operar com frações ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a atenção aos detalhes e a capacidade de pensar de forma estruturada. Esses são aspectos valiosos não só para a matemática, mas para a vida em geral. Muitos dos medos em relação às frações surgem por falta de prática ou por métodos de ensino pouco atrativos. Por isso, é importante apresentar o conteúdo de maneira clara, com exemplos do dia a dia, jogos, representações visuais e situações concretas. Dessa forma, o aluno percebe que frações não são monstros assustadores, mas sim aliadas no processo de aprendizagem. Superar o “terror das frações” é possível, e mais do que isso, necessário. Quando o aluno entende que frações não mordem, ele abre as portas para uma matemática mais acessível, útil e até divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15680_TB7160_24102025141930.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabeatrizsilva3415@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127984 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7160 "inscrito_id" => 15680 "titulo" => "FRAÇÕES NÃO MORDEM! ENFRENTANDO O TERROR DA MATEMÁTICA" "resumo" => "As frações costumam ser vistas como um verdadeiro “terror” pelos alunos, principalmente por parecerem complexas à primeira vista. No entanto, entender e dominar as operações com frações é fundamental para a vida escolar e para diversas situações do cotidiano. Somar, subtrair, multiplicar e dividir frações não é apenas uma habilidade matemática, mas uma ferramenta essencial para a resolução de problemas reais. As frações estão presentes em situações simples, como dividir uma pizza entre amigos, calcular descontos, seguir uma receita de cozinha ou medir uma distância em um mapa. Quando um aluno compreende como manipular frações, ele se sente mais confiante para enfrentar outros conteúdos da matemática, como proporções, porcentagens, equações e até mesmo conteúdos mais avançados no futuro. Além disso, aprender a operar com frações ajuda a desenvolver o raciocínio lógico, a atenção aos detalhes e a capacidade de pensar de forma estruturada. Esses são aspectos valiosos não só para a matemática, mas para a vida em geral. Muitos dos medos em relação às frações surgem por falta de prática ou por métodos de ensino pouco atrativos. Por isso, é importante apresentar o conteúdo de maneira clara, com exemplos do dia a dia, jogos, representações visuais e situações concretas. Dessa forma, o aluno percebe que frações não são monstros assustadores, mas sim aliadas no processo de aprendizagem. Superar o “terror das frações” é possível, e mais do que isso, necessário. Quando o aluno entende que frações não mordem, ele abre as portas para uma matemática mais acessível, útil e até divertida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID15680_TB7160_24102025141930.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabeatrizsilva3415@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }