Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127861
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6791
    "inscrito_id" => 946
    "titulo" => "CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ"
    "resumo" => "Este estudo apresenta a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelando o quanto essa vivência foi transformadora para minha formação docente. O contato com estudantes com diferentes histórias de vida, idades e realidades sociais evidenciou a importância de conhecer quem são nossos alunos para que a prática pedagógica seja realmente significativa. apesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Vygotsky (1991), que destaca a mediação como elemento central na aprendizagem; Dewey (1971), que defende a aprendizagem por meio da experiência; e Freire (1996), cuja pedagogia crítica valoriza o diálogo, o respeito ao saber do aluno e a construção coletiva do conhecimento.Durante o estágio, foi possível perceber que muitos estudantes da EJA foram formados ou afastados, por um modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, na repetição e na ausência de diálogo. Esse modelo, muitas vezes ainda presente, funciona como um obstáculo para o engajamento e para a construção de uma aprendizagem significativa. Em contrapartida, nós, estagiários, somos constantemente incentivados a aplicar metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos alunos e promovem uma abordagem mais humanizada e inclusiva do ensino. Com isso, optei por utilizar mapas mentais como forma de organizar e revisar os conteúdos de maneira visual e simplificada, além de promover rodas de conversa que permitiram a troca de experiências, reflexões e construção coletiva do conhecimento. Essas estratégias se mostraram eficazes para despertar o interesse dos alunos, respeitando seus ritmos e saberes prévios.Os resultados foram notáveis: os alunos se mostraram mais participativos, confiantes e interessados em aprender. As atividades que dialogavam com o cotidiano , como leitura de textos funcionais, interpretação de músicas e discussão de temas relevantes, promoveram não apenas o avanço no conteúdo, mas também o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos estudantes.Essa experiência reforçou o quanto ensinar vai além de transmitir conteúdos. É preciso criar vínculos, respeitar trajetórias e adaptar estratégias. A prática pedagógica desenvolvida na EJA me ensinou que conhecer o aluno é o primeiro passo para ensinar com sentido. Concluo, portanto, que essa vivência foi essencial para consolidar minha identidade como educadora comprometida com uma escola mais justa, humana e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID946_TB6791_30102025232525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariavitoria202218@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127861
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6791
    "inscrito_id" => 946
    "titulo" => "CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ"
    "resumo" => "Este estudo apresenta a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelando o quanto essa vivência foi transformadora para minha formação docente. O contato com estudantes com diferentes histórias de vida, idades e realidades sociais evidenciou a importância de conhecer quem são nossos alunos para que a prática pedagógica seja realmente significativa. apesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Vygotsky (1991), que destaca a mediação como elemento central na aprendizagem; Dewey (1971), que defende a aprendizagem por meio da experiência; e Freire (1996), cuja pedagogia crítica valoriza o diálogo, o respeito ao saber do aluno e a construção coletiva do conhecimento.Durante o estágio, foi possível perceber que muitos estudantes da EJA foram formados ou afastados, por um modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, na repetição e na ausência de diálogo. Esse modelo, muitas vezes ainda presente, funciona como um obstáculo para o engajamento e para a construção de uma aprendizagem significativa. Em contrapartida, nós, estagiários, somos constantemente incentivados a aplicar metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos alunos e promovem uma abordagem mais humanizada e inclusiva do ensino. Com isso, optei por utilizar mapas mentais como forma de organizar e revisar os conteúdos de maneira visual e simplificada, além de promover rodas de conversa que permitiram a troca de experiências, reflexões e construção coletiva do conhecimento. Essas estratégias se mostraram eficazes para despertar o interesse dos alunos, respeitando seus ritmos e saberes prévios.Os resultados foram notáveis: os alunos se mostraram mais participativos, confiantes e interessados em aprender. As atividades que dialogavam com o cotidiano , como leitura de textos funcionais, interpretação de músicas e discussão de temas relevantes, promoveram não apenas o avanço no conteúdo, mas também o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos estudantes.Essa experiência reforçou o quanto ensinar vai além de transmitir conteúdos. É preciso criar vínculos, respeitar trajetórias e adaptar estratégias. A prática pedagógica desenvolvida na EJA me ensinou que conhecer o aluno é o primeiro passo para ensinar com sentido. Concluo, portanto, que essa vivência foi essencial para consolidar minha identidade como educadora comprometida com uma escola mais justa, humana e transformadora."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID946_TB6791_30102025232525.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "mariavitoria202218@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo apresenta a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelando o quanto essa vivência foi transformadora para minha formação docente. O contato com estudantes com diferentes histórias de vida, idades e realidades sociais evidenciou a importância de conhecer quem são nossos alunos para que a prática pedagógica seja realmente significativa. apesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Vygotsky (1991), que destaca a mediação como elemento central na aprendizagem; Dewey (1971), que defende a aprendizagem por meio da experiência; e Freire (1996), cuja pedagogia crítica valoriza o diálogo, o respeito ao saber do aluno e a construção coletiva do conhecimento.Durante o estágio, foi possível perceber que muitos estudantes da EJA foram formados ou afastados, por um modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, na repetição e na ausência de diálogo. Esse modelo, muitas vezes ainda presente, funciona como um obstáculo para o engajamento e para a construção de uma aprendizagem significativa. Em contrapartida, nós, estagiários, somos constantemente incentivados a aplicar metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos alunos e promovem uma abordagem mais humanizada e inclusiva do ensino. Com isso, optei por utilizar mapas mentais como forma de organizar e revisar os conteúdos de maneira visual e simplificada, além de promover rodas de conversa que permitiram a troca de experiências, reflexões e construção coletiva do conhecimento. Essas estratégias se mostraram eficazes para despertar o interesse dos alunos, respeitando seus ritmos e saberes prévios.Os resultados foram notáveis: os alunos se mostraram mais participativos, confiantes e interessados em aprender. As atividades que dialogavam com o cotidiano , como leitura de textos funcionais, interpretação de músicas e discussão de temas relevantes, promoveram não apenas o avanço no conteúdo, mas também o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos estudantes.Essa experiência reforçou o quanto ensinar vai além de transmitir conteúdos. É preciso criar vínculos, respeitar trajetórias e adaptar estratégias. A prática pedagógica desenvolvida na EJA me ensinou que conhecer o aluno é o primeiro passo para ensinar com sentido. Concluo, portanto, que essa vivência foi essencial para consolidar minha identidade como educadora comprometida com uma escola mais justa, humana e transformadora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.