CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127861 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6791 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ" "resumo" => "Este estudo apresenta a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelando o quanto essa vivência foi transformadora para minha formação docente. O contato com estudantes com diferentes histórias de vida, idades e realidades sociais evidenciou a importância de conhecer quem são nossos alunos para que a prática pedagógica seja realmente significativa. apesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Vygotsky (1991), que destaca a mediação como elemento central na aprendizagem; Dewey (1971), que defende a aprendizagem por meio da experiência; e Freire (1996), cuja pedagogia crítica valoriza o diálogo, o respeito ao saber do aluno e a construção coletiva do conhecimento.Durante o estágio, foi possível perceber que muitos estudantes da EJA foram formados ou afastados, por um modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, na repetição e na ausência de diálogo. Esse modelo, muitas vezes ainda presente, funciona como um obstáculo para o engajamento e para a construção de uma aprendizagem significativa. Em contrapartida, nós, estagiários, somos constantemente incentivados a aplicar metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos alunos e promovem uma abordagem mais humanizada e inclusiva do ensino. Com isso, optei por utilizar mapas mentais como forma de organizar e revisar os conteúdos de maneira visual e simplificada, além de promover rodas de conversa que permitiram a troca de experiências, reflexões e construção coletiva do conhecimento. Essas estratégias se mostraram eficazes para despertar o interesse dos alunos, respeitando seus ritmos e saberes prévios.Os resultados foram notáveis: os alunos se mostraram mais participativos, confiantes e interessados em aprender. As atividades que dialogavam com o cotidiano , como leitura de textos funcionais, interpretação de músicas e discussão de temas relevantes, promoveram não apenas o avanço no conteúdo, mas também o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos estudantes.Essa experiência reforçou o quanto ensinar vai além de transmitir conteúdos. É preciso criar vínculos, respeitar trajetórias e adaptar estratégias. A prática pedagógica desenvolvida na EJA me ensinou que conhecer o aluno é o primeiro passo para ensinar com sentido. Concluo, portanto, que essa vivência foi essencial para consolidar minha identidade como educadora comprometida com uma escola mais justa, humana e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID946_TB6791_30102025232525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariavitoria202218@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127861 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6791 "inscrito_id" => 946 "titulo" => "CONHECER PARA ENSINAR: UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA NA EJÁ" "resumo" => "Este estudo apresenta a experiência vivenciada durante o estágio supervisionado em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), revelando o quanto essa vivência foi transformadora para minha formação docente. O contato com estudantes com diferentes histórias de vida, idades e realidades sociais evidenciou a importância de conhecer quem são nossos alunos para que a prática pedagógica seja realmente significativa. apesquisa possui abordagem qualitativa e descritiva, fundamentando-se em autores como Vygotsky (1991), que destaca a mediação como elemento central na aprendizagem; Dewey (1971), que defende a aprendizagem por meio da experiência; e Freire (1996), cuja pedagogia crítica valoriza o diálogo, o respeito ao saber do aluno e a construção coletiva do conhecimento.Durante o estágio, foi possível perceber que muitos estudantes da EJA foram formados ou afastados, por um modelo tradicional de ensino, baseado na memorização, na repetição e na ausência de diálogo. Esse modelo, muitas vezes ainda presente, funciona como um obstáculo para o engajamento e para a construção de uma aprendizagem significativa. Em contrapartida, nós, estagiários, somos constantemente incentivados a aplicar metodologias ativas, que valorizam o protagonismo dos alunos e promovem uma abordagem mais humanizada e inclusiva do ensino. Com isso, optei por utilizar mapas mentais como forma de organizar e revisar os conteúdos de maneira visual e simplificada, além de promover rodas de conversa que permitiram a troca de experiências, reflexões e construção coletiva do conhecimento. Essas estratégias se mostraram eficazes para despertar o interesse dos alunos, respeitando seus ritmos e saberes prévios.Os resultados foram notáveis: os alunos se mostraram mais participativos, confiantes e interessados em aprender. As atividades que dialogavam com o cotidiano , como leitura de textos funcionais, interpretação de músicas e discussão de temas relevantes, promoveram não apenas o avanço no conteúdo, mas também o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos estudantes.Essa experiência reforçou o quanto ensinar vai além de transmitir conteúdos. É preciso criar vínculos, respeitar trajetórias e adaptar estratégias. A prática pedagógica desenvolvida na EJA me ensinou que conhecer o aluno é o primeiro passo para ensinar com sentido. Concluo, portanto, que essa vivência foi essencial para consolidar minha identidade como educadora comprometida com uma escola mais justa, humana e transformadora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID946_TB6791_30102025232525.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VITÓRIA DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariavitoria202218@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }