Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POVO A´UWÊ UPTABI (XAVANTE) NO ESPAÇO URBANO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DECOLONIAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127853
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6777
    "inscrito_id" => 13466
    "titulo" => "O POVO A´UWÊ UPTABI (XAVANTE) NO ESPAÇO URBANO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DECOLONIAIS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir o deslocamento dos povos indígenas A´uwê Uptabi (Xavante), para os espaços urbanos, com intuito de estudar e trabalhar, observando as dinâmicas dessa migração e os desafios enfrentados por eles em Barra do Garças-MT. O objeto de análise se concentra na presença marcante desses povos na cidade e é orientado pelas perguntas: Como tornar perceptível o vasto silêncio, somando a ele a profunda invisibilidade do povo Xavante tanto nas escolas quanto na sociedade de Barra do Garças? De que forma os movimentos indígenas contribuem para a formulação de políticas públicas decolonizadoras, que possam lhes garantir uma Educação Escolar que respeite os saberes originários? Em relação aos procedimentos metodológicos, procurei me distanciar dos métodos positivistas, que consideram dados e não fatos. Por essa razão, organizei os materiais selecionados a partir de minhas perguntas, utilizando os fundamentos de autores estudados, como Almeida (2017), (Baniwa (2006), Borges (2013), Mignolo (2017), Orlandi (2002) e o dispositivo de interpretação da Análise de Discurso, que considera todo o processo da pesquisa, desde a escolha do objeto, como parte da análise. Percebi que a cidade impulsiona os Xavante a construir sua subjetividade, a atribuir significado à sua existência e a produzir sentidos, ainda que estejam inseridos na unidade normativa do direito, onde todos são iguais perante a lei. Observei que a memória indígena permanece imune ao preconceito e que, os Xavante são resilientes às práticas colonizadoras, que ainda estão em curso, posicionando-se entre diferentes discursos no contexto instável da transição entre a aldeia e a cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13466_TB6777_14102025105255.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA MARIA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA"
    "autor_email" => "mghistoriadora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127853
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6777
    "inscrito_id" => 13466
    "titulo" => "O POVO A´UWÊ UPTABI (XAVANTE) NO ESPAÇO URBANO E AS POLÍTICAS PÚBLICAS DECOLONIAIS"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo discutir o deslocamento dos povos indígenas A´uwê Uptabi (Xavante), para os espaços urbanos, com intuito de estudar e trabalhar, observando as dinâmicas dessa migração e os desafios enfrentados por eles em Barra do Garças-MT. O objeto de análise se concentra na presença marcante desses povos na cidade e é orientado pelas perguntas: Como tornar perceptível o vasto silêncio, somando a ele a profunda invisibilidade do povo Xavante tanto nas escolas quanto na sociedade de Barra do Garças? De que forma os movimentos indígenas contribuem para a formulação de políticas públicas decolonizadoras, que possam lhes garantir uma Educação Escolar que respeite os saberes originários? Em relação aos procedimentos metodológicos, procurei me distanciar dos métodos positivistas, que consideram dados e não fatos. Por essa razão, organizei os materiais selecionados a partir de minhas perguntas, utilizando os fundamentos de autores estudados, como Almeida (2017), (Baniwa (2006), Borges (2013), Mignolo (2017), Orlandi (2002) e o dispositivo de interpretação da Análise de Discurso, que considera todo o processo da pesquisa, desde a escolha do objeto, como parte da análise. Percebi que a cidade impulsiona os Xavante a construir sua subjetividade, a atribuir significado à sua existência e a produzir sentidos, ainda que estejam inseridos na unidade normativa do direito, onde todos são iguais perante a lei. Observei que a memória indígena permanece imune ao preconceito e que, os Xavante são resilientes às práticas colonizadoras, que ainda estão em curso, posicionando-se entre diferentes discursos no contexto instável da transição entre a aldeia e a cidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13466_TB6777_14102025105255.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARTA MARIA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "MARTA"
    "autor_email" => "mghistoriadora@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o deslocamento dos povos indígenas A´uwê Uptabi (Xavante), para os espaços urbanos, com intuito de estudar e trabalhar, observando as dinâmicas dessa migração e os desafios enfrentados por eles em Barra do Garças-MT. O objeto de análise se concentra na presença marcante desses povos na cidade e é orientado pelas perguntas: Como tornar perceptível o vasto silêncio, somando a ele a profunda invisibilidade do povo Xavante tanto nas escolas quanto na sociedade de Barra do Garças? De que forma os movimentos indígenas contribuem para a formulação de políticas públicas decolonizadoras, que possam lhes garantir uma Educação Escolar que respeite os saberes originários? Em relação aos procedimentos metodológicos, procurei me distanciar dos métodos positivistas, que consideram dados e não fatos. Por essa razão, organizei os materiais selecionados a partir de minhas perguntas, utilizando os fundamentos de autores estudados, como Almeida (2017), (Baniwa (2006), Borges (2013), Mignolo (2017), Orlandi (2002) e o dispositivo de interpretação da Análise de Discurso, que considera todo o processo da pesquisa, desde a escolha do objeto, como parte da análise. Percebi que a cidade impulsiona os Xavante a construir sua subjetividade, a atribuir significado à sua existência e a produzir sentidos, ainda que estejam inseridos na unidade normativa do direito, onde todos são iguais perante a lei. Observei que a memória indígena permanece imune ao preconceito e que, os Xavante são resilientes às práticas colonizadoras, que ainda estão em curso, posicionando-se entre diferentes discursos no contexto instável da transição entre a aldeia e a cidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.