IDENTIDADE DOCENTE EM DISPUTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA FRENTE À BNCC E À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6697 "inscrito_id" => 14790 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE EM DISPUTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA FRENTE À BNCC E À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa, desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, financiada pelo CNPQ (código 001) e com apoio da UFMS, objetiva analisar os efeitos das políticas curriculares recentes, notadamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Contrarreforma (Ferreira, 2017) do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) na formação e atuação docente em Biologia. Insere-se no campo teórico-metodológico dos estudos críticos e pós-críticos do currículo, compreendido como prática discursiva e arena de disputas (Lopes; Macedo, 2011). Trata-se de um estudo do tipo estado da arte (Ferreira, 2002; Morosini, 2021), centrado em publicações acadêmicas entre 2017 e 2023, com vistas à produção posterior de um estado da questão sobre os sentidos atribuídos ao ensino de Biologia nos documentos curriculares contemporâneos. Os resultados parciais apontam que a formação docente tem sido tensionada por diretrizes que desvalorizam o conhecimento disciplinar específico, subordinando-o à lógica de competências e habilidades generalistas. A reorganização do currículo em áreas de conhecimento, associada à extinção da obrigatoriedade de componentes curriculares, tem produzido um deslocamento da função docente, com impactos diretos na identidade profissional, na autonomia pedagógica e nas condições de trabalho dos professores de Biologia, sobretudo na rede pública. Observa-se, ainda, que os discursos normativos presentes na BNCC mobilizam uma racionalidade neoliberal (Laval, 2019; Leher, 2020), que condiciona a educação a finalidades instrumentais e mercadológicas. Conclui-se que o processo de reconfiguração curricular, articulado à política de formação de professores, requer análise crítica e resistência ativa, a fim de preservar a dimensão formativa e científica do ensino de Biologia na escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14790_TB6697_30102025211031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA RODRIGUES DA SILVA BENETTI" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telma.rodrigues@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127813 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6697 "inscrito_id" => 14790 "titulo" => "IDENTIDADE DOCENTE EM DISPUTA: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA FRENTE À BNCC E À CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A pesquisa, desenvolvida no âmbito do doutorado em Educação, financiada pelo CNPQ (código 001) e com apoio da UFMS, objetiva analisar os efeitos das políticas curriculares recentes, notadamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Contrarreforma (Ferreira, 2017) do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017) na formação e atuação docente em Biologia. Insere-se no campo teórico-metodológico dos estudos críticos e pós-críticos do currículo, compreendido como prática discursiva e arena de disputas (Lopes; Macedo, 2011). Trata-se de um estudo do tipo estado da arte (Ferreira, 2002; Morosini, 2021), centrado em publicações acadêmicas entre 2017 e 2023, com vistas à produção posterior de um estado da questão sobre os sentidos atribuídos ao ensino de Biologia nos documentos curriculares contemporâneos. Os resultados parciais apontam que a formação docente tem sido tensionada por diretrizes que desvalorizam o conhecimento disciplinar específico, subordinando-o à lógica de competências e habilidades generalistas. A reorganização do currículo em áreas de conhecimento, associada à extinção da obrigatoriedade de componentes curriculares, tem produzido um deslocamento da função docente, com impactos diretos na identidade profissional, na autonomia pedagógica e nas condições de trabalho dos professores de Biologia, sobretudo na rede pública. Observa-se, ainda, que os discursos normativos presentes na BNCC mobilizam uma racionalidade neoliberal (Laval, 2019; Leher, 2020), que condiciona a educação a finalidades instrumentais e mercadológicas. Conclui-se que o processo de reconfiguração curricular, articulado à política de formação de professores, requer análise crítica e resistência ativa, a fim de preservar a dimensão formativa e científica do ensino de Biologia na escola pública." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14790_TB6697_30102025211031.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA RODRIGUES DA SILVA BENETTI" "autor_nome_curto" => "TELMA" "autor_email" => "telma.rodrigues@ufms.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }