MATEMÁTICA É DIFÍCIL? REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UM ESTUDO VOLTADO PARA A COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES ACERCA DE UMA DISCIPLINA PILAR DA SOCIEDADE.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127718 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6495 "inscrito_id" => 13125 "titulo" => "MATEMÁTICA É DIFÍCIL? REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UM ESTUDO VOLTADO PARA A COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES ACERCA DE UMA DISCIPLINA PILAR DA SOCIEDADE." "resumo" => "A matemática é uma disciplina essencial na formação educacional de todo estudante. No entanto, ela ainda é considerada por muitos uma disciplina complicada e assustadora sendo comparada até mesmo com um “bicho-papão”. Essa percepção negativa pode prejudicar o aprendizado e o interesse dos estudantes pela matéria, visto que a matemática lida com números, símbolos e conceitos que visivelmente podem parecer distantes da realidade quando não são trazidos para contextos específicos ou hipotéticos atribuídos à situações do cotidiano. Essa abstração pode criar uma enorme barreira que impede muitos alunos de se conectarem com os assuntos abordados ao longo da vida escolar. Por conta disso, este trabalho buscou analisar por meio de revisões bibliográficas o que causa todo esse medo nesses alunos e como uma didática mais centrada no cotidiano deles e a utilização de recursos didáticos podem ajudar na aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de artigos científicos encontrados no Google Acadêmico com um recorte temporal de 10 anos (2014-2024) utilizando palavras chaves como “dificuldade em matemática”, “aprendizagem em matemática”, “matemática é difícil?”onde foi possível sondar o que mais está afetando os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Contudo, foram alcançadas observações de algumas lacunas, como a quantidade de conceitos exorbitantes e a falta de didática dos professores, que acarreta na falta de interesse, dificuldade em absorção do conteúdo exposto em sala de aula e consequentemente um número maior de reprovações. Em suma, essa pesquisa nos mostrou o quão é importante a continuação formada do professores e o quanto ela pode aprimorar o ensino da matemática, e assim, colher bons frutos oriundos de uma educação fluída e leve." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13125_TB6495_30102025230312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FERREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaeduarda.soares@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127718 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6495 "inscrito_id" => 13125 "titulo" => "MATEMÁTICA É DIFÍCIL? REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: UM ESTUDO VOLTADO PARA A COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES ACERCA DE UMA DISCIPLINA PILAR DA SOCIEDADE." "resumo" => "A matemática é uma disciplina essencial na formação educacional de todo estudante. No entanto, ela ainda é considerada por muitos uma disciplina complicada e assustadora sendo comparada até mesmo com um “bicho-papão”. Essa percepção negativa pode prejudicar o aprendizado e o interesse dos estudantes pela matéria, visto que a matemática lida com números, símbolos e conceitos que visivelmente podem parecer distantes da realidade quando não são trazidos para contextos específicos ou hipotéticos atribuídos à situações do cotidiano. Essa abstração pode criar uma enorme barreira que impede muitos alunos de se conectarem com os assuntos abordados ao longo da vida escolar. Por conta disso, este trabalho buscou analisar por meio de revisões bibliográficas o que causa todo esse medo nesses alunos e como uma didática mais centrada no cotidiano deles e a utilização de recursos didáticos podem ajudar na aprendizagem. A pesquisa foi realizada por meio de artigos científicos encontrados no Google Acadêmico com um recorte temporal de 10 anos (2014-2024) utilizando palavras chaves como “dificuldade em matemática”, “aprendizagem em matemática”, “matemática é difícil?”onde foi possível sondar o que mais está afetando os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais. Contudo, foram alcançadas observações de algumas lacunas, como a quantidade de conceitos exorbitantes e a falta de didática dos professores, que acarreta na falta de interesse, dificuldade em absorção do conteúdo exposto em sala de aula e consequentemente um número maior de reprovações. Em suma, essa pesquisa nos mostrou o quão é importante a continuação formada do professores e o quanto ela pode aprimorar o ensino da matemática, e assim, colher bons frutos oriundos de uma educação fluída e leve." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13125_TB6495_30102025230312.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA FERREIRA SOARES" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mariaeduarda.soares@discente.univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }