COORDENADORES/AS PEDAGÓGICOS/AS E O DIREITO À EDUCAÇÃO: OS MODOS DE AÇÃO PARA O TRABALHO COLETIVO NA ESCOLA
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O texto foi organizado em três partes que, respectivamente, apresentam o impacto de algumas politicas educacionais brasileira as quais serviram como plano de fundo para a produção das desigualdades socias (OLIVEIRA, 2015; ARROYO, 2017; GALEANO, 2015); o papel da escola para/na efetivação do direito à educação de estudantes, sobretudo, pertencentes às classes mais empobrecidas socieconomicamente (SOARES, 2017; MCCOWAN, 2010); e, a última parte, os impasses dos cursos de Pedagogia que fragilizam a construção da identidade dos/as CoPs no que tange ao desempenho de sua profissionalidade (SEVERO, 2024; PIMENTA, 2021, FRANCO, 2015). Este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de campo com caráter qualitativo. Os dados foram coletados a partir dos instrumentos da entrevista semiestruturada e do questionário aplicado com três CoPs de escolas dos Anos Iniciais localizadas na zona urbana do município de Codó/MA. Os dados foram analisados a partir das principais categorias que surgiram durante a pesquisa (BARDIN, 2016). Importa dizer que, a partir dos resultados, os/as CoPs comprendem e consideram o direito à educação como uma das principais ferramentas para o acesso e promoção de condições inerentes à dignidade da pessoa humana. No entanto, pouca coisa, de fato, é realizada, dada a rotina burocrática das Coordenações Pedagógicas, o que, muitas vezes, descaracteriza e desarticulam as funções dos/as CoPs." 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