Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGEBRA O OLHAR ATUAL DO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NA ÁREA DA GEOMETRIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127584
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6203
    "inscrito_id" => 14767
    "titulo" => "GEOGEBRA O OLHAR ATUAL DO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NA ÁREA DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresentou o objetivo geral mostrar o software GeoGebra como um novo olhar para a docência da matemática na área da Geometria. Como o GeoGebra é um software inovador para ensino da matemática, este estudo, mostra a praticidade e a dinâmica que o GeoGebra oferece nas aulas de Geometria. O método de docência-aprendizado da matemática tem passado por modificações significantes alusivos a inovações e atualizações, em todas as esferas do conhecimento, consubstanciadas pela massificação da tecnologia em diferentes setores da sociedade. Desse modo, cabe ao professor atentar-se a esse novo contexto educacional, tendo em vista redirecionar o ensino-aprendizagem, aperfeiçoando suas práticas pedagógicas e escolhas metodológicas, a fim de preparar o estudante, assegurando-lhe uma aprendizagem efetiva, considerando as competências necessárias para os anos subsequentes. Quanto ao processo investigativo da pesquisa, define-se através de uma abordagem qualitativa com estratégia bibliográfica, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com objetivo de investigação com as respostas dos sujeitos da pesquisa apresentados em quadros. O resultado apontou que o GeoGebra é de grande relevância nas aula do conteúdo de geometria, mas são poucos professores que utilizam esse software em sala de aula, pois os docentes necessitam de suporte para utilizar o Geogebra em sua prática educacional. E com a pesquisa possa-se a conhecer o perfil do professor que utiliza o software, pois destaca que os entrevistados em sua grande maioria tem pós-graduação e leciona na escola publica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14767_TB6203_14102025084729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DE PAULA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "mano.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127584
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6203
    "inscrito_id" => 14767
    "titulo" => "GEOGEBRA O OLHAR ATUAL DO DOCENTE COM A MATEMÁTICA NA ÁREA DA GEOMETRIA"
    "resumo" => "Esta pesquisa apresentou o objetivo geral mostrar o software GeoGebra como um novo olhar para a docência da matemática na área da Geometria. Como o GeoGebra é um software inovador para ensino da matemática, este estudo, mostra a praticidade e a dinâmica que o GeoGebra oferece nas aulas de Geometria. O método de docência-aprendizado da matemática tem passado por modificações significantes alusivos a inovações e atualizações, em todas as esferas do conhecimento, consubstanciadas pela massificação da tecnologia em diferentes setores da sociedade. Desse modo, cabe ao professor atentar-se a esse novo contexto educacional, tendo em vista redirecionar o ensino-aprendizagem, aperfeiçoando suas práticas pedagógicas e escolhas metodológicas, a fim de preparar o estudante, assegurando-lhe uma aprendizagem efetiva, considerando as competências necessárias para os anos subsequentes. Quanto ao processo investigativo da pesquisa, define-se através de uma abordagem qualitativa com estratégia bibliográfica, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com objetivo de investigação com as respostas dos sujeitos da pesquisa apresentados em quadros. O resultado apontou que o GeoGebra é de grande relevância nas aula do conteúdo de geometria, mas são poucos professores que utilizam esse software em sala de aula, pois os docentes necessitam de suporte para utilizar o Geogebra em sua prática educacional. E com a pesquisa possa-se a conhecer o perfil do professor que utiliza o software, pois destaca que os entrevistados em sua grande maioria tem pós-graduação e leciona na escola publica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14767_TB6203_14102025084729.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOEL JOSÉ DE PAULA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "MANOEL"
    "autor_email" => "mano.educ@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa apresentou o objetivo geral mostrar o software GeoGebra como um novo olhar para a docência da matemática na área da Geometria. Como o GeoGebra é um software inovador para ensino da matemática, este estudo, mostra a praticidade e a dinâmica que o GeoGebra oferece nas aulas de Geometria. O método de docência-aprendizado da matemática tem passado por modificações significantes alusivos a inovações e atualizações, em todas as esferas do conhecimento, consubstanciadas pela massificação da tecnologia em diferentes setores da sociedade. Desse modo, cabe ao professor atentar-se a esse novo contexto educacional, tendo em vista redirecionar o ensino-aprendizagem, aperfeiçoando suas práticas pedagógicas e escolhas metodológicas, a fim de preparar o estudante, assegurando-lhe uma aprendizagem efetiva, considerando as competências necessárias para os anos subsequentes. Quanto ao processo investigativo da pesquisa, define-se através de uma abordagem qualitativa com estratégia bibliográfica, documental e de campo em uma escola municipal de uma cidade do agreste pernambucano, foi aplicado como instrumento um questionário, com objetivo de investigação com as respostas dos sujeitos da pesquisa apresentados em quadros. O resultado apontou que o GeoGebra é de grande relevância nas aula do conteúdo de geometria, mas são poucos professores que utilizam esse software em sala de aula, pois os docentes necessitam de suporte para utilizar o Geogebra em sua prática educacional. E com a pesquisa possa-se a conhecer o perfil do professor que utiliza o software, pois destaca que os entrevistados em sua grande maioria tem pós-graduação e leciona na escola publica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.