EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALÉM DO “DO TIO DA BOLA”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE TRANSFORMAM AS AULAS EM EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6131 "inscrito_id" => 14373 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALÉM DO “DO TIO DA BOLA”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE TRANSFORMAM AS AULAS EM EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS" "resumo" => "A Educação Física Escolar, em seu campo de atuação, envolve práticas corporais (BNCC, 2018) e psicomotoras, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos alunos. Assim, o professor não apenas ensina esportes, mas também incentiva a criatividade, a participação e o aprendizado coletivo. Como destacam Hildebrandt e Laging (1986), “o planejamento e a execução do ensino são, desse modo, tarefa de todos os que dele participam, ou seja, do professor e dos alunos.” Dessa forma, ao tornar os estudantes mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, a Educação Física se transforma em um espaço mais participativo e significativo. Neste contexto, este estudo, desenvolveu-se considerando a seguinte problemática central: como transgredir as dinâmicas de aulas de educação física escolar que enfatizam constantemente o contexto esportivo tradicional? Neste viés, desenvolvemos como objetivo do estudo: analisar práticas pedagógicas de professores de Educação Física e a relação com o desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo de crianças do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo caminhou pela abordagem qualitativa, considerando a pesquisa de campo, por meio da observação participante (Brandão, 1985), tendo como lócus investigativo duas Instituições de ensino fundamental anos iniciais, localizadas na região Nordeste do estado do Pará: uma localizada no município de São Francisco do Pará, a outra situada em Castanhal. A análise revelou que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores se fizeram de forma diversificada, promovendo, assim, o desenvolvimento motor e proporcionando experiências abrangentes nas diferentes áreas que a educação física. As práticas pedagógicas, também, considerando às necessidades dos alunos de forma a proporcionar um processo de ensino aprendizagem mais inclusivo, permitindo que todos os alunos participem das aulas de educação física, independentemente de suas habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14373_TB6131_29102025223009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA YASMIN FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vaneyasminferreira21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127552 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6131 "inscrito_id" => 14373 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA ALÉM DO “DO TIO DA BOLA”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES QUE TRANSFORMAM AS AULAS EM EXPERIÊNCIAS INTERATIVAS" "resumo" => "A Educação Física Escolar, em seu campo de atuação, envolve práticas corporais (BNCC, 2018) e psicomotoras, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional dos alunos. Assim, o professor não apenas ensina esportes, mas também incentiva a criatividade, a participação e o aprendizado coletivo. Como destacam Hildebrandt e Laging (1986), “o planejamento e a execução do ensino são, desse modo, tarefa de todos os que dele participam, ou seja, do professor e dos alunos.” Dessa forma, ao tornar os estudantes mais ativos no processo de ensino-aprendizagem, a Educação Física se transforma em um espaço mais participativo e significativo. Neste contexto, este estudo, desenvolveu-se considerando a seguinte problemática central: como transgredir as dinâmicas de aulas de educação física escolar que enfatizam constantemente o contexto esportivo tradicional? Neste viés, desenvolvemos como objetivo do estudo: analisar práticas pedagógicas de professores de Educação Física e a relação com o desenvolvimento social, físico, emocional e cognitivo de crianças do ensino fundamental anos iniciais. Este estudo caminhou pela abordagem qualitativa, considerando a pesquisa de campo, por meio da observação participante (Brandão, 1985), tendo como lócus investigativo duas Instituições de ensino fundamental anos iniciais, localizadas na região Nordeste do estado do Pará: uma localizada no município de São Francisco do Pará, a outra situada em Castanhal. A análise revelou que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores se fizeram de forma diversificada, promovendo, assim, o desenvolvimento motor e proporcionando experiências abrangentes nas diferentes áreas que a educação física. As práticas pedagógicas, também, considerando às necessidades dos alunos de forma a proporcionar um processo de ensino aprendizagem mais inclusivo, permitindo que todos os alunos participem das aulas de educação física, independentemente de suas habilidades." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14373_TB6131_29102025223009.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA YASMIN FERREIRA DIAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA" "autor_email" => "vaneyasminferreira21@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }