INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E IMPACTOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127504 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6016 "inscrito_id" => 13936 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E IMPACTOS" "resumo" => "A inteligência artificial (IA) tem protagonizado uma transformação tecnológica e social que impacta diversas áreas do conhecimento, especialmente a educação. Este trabalho investigou a integração da IA no Ensino Superior, analisando suas implicações para a prática educacional, com a finalidade de compreender sua evolução e impacto na educação universitária, abordando aplicações, benefícios e desafios, especialmente no processo de ensino e aprendizagem, bem como nas questões éticas e regulatórias. Como referencial teórico foram utilizados autores como Teixeira (2019), Azambuja e Silva (2024), Santaella (2023), Costa (2023), Garcia (2020), Kai-Fu Lee (2022), Bauman (2023) e Kaufman (2022), que discutem desde a origem da IA, até sua aplicação na personalização da aprendizagem e o impacto na docência, incluindo os desafios éticos e legais. De cunho qualitativo, a pesquisa envolveu aplicação de questionários via Google Forms, direcionados a acadêmicos e docentes de universidades públicas e privadas da região sul do Maranhão, onde se localiza a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), além de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com os descritores: “Inteligência Artificial”, “Ensino Superior” e “IA no Ensino Superior”, focando em publicações de livros, artigos e revistas científicas indexadas no Google Acadêmico e SciELO. Como resultados, foi possível traçar um panorama atualizado sobre o uso da IA no Ensino Superior, destacando contribuições para a aprendizagem, como personalização de conteúdos, otimização do tempo docente e melhoria no desempenho discente, ainda que em pequena escala. Entre os principais desafios, destacam-se resistência à adoção da IA, necessidade de formação continuada, dependência de recursos automatizados e dilemas éticos sobre privacidade e uso responsável dos dados. Evidenciou-se a necessidade de adequações institucionais para lidar com as demandas regulatórias impostas pela integração da IA no ambiente universitário, e a necessidade de ampliar reflexões sobre o futuro da formação universitária mediada por tecnologias emergentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13936_TB6016_03112025103924.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIN SILVA" "autor_email" => "yassil241@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127504 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6016 "inscrito_id" => 13936 "titulo" => "INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO SUPERIOR: POSSIBILIDADES, DESAFIOS E IMPACTOS" "resumo" => "A inteligência artificial (IA) tem protagonizado uma transformação tecnológica e social que impacta diversas áreas do conhecimento, especialmente a educação. Este trabalho investigou a integração da IA no Ensino Superior, analisando suas implicações para a prática educacional, com a finalidade de compreender sua evolução e impacto na educação universitária, abordando aplicações, benefícios e desafios, especialmente no processo de ensino e aprendizagem, bem como nas questões éticas e regulatórias. Como referencial teórico foram utilizados autores como Teixeira (2019), Azambuja e Silva (2024), Santaella (2023), Costa (2023), Garcia (2020), Kai-Fu Lee (2022), Bauman (2023) e Kaufman (2022), que discutem desde a origem da IA, até sua aplicação na personalização da aprendizagem e o impacto na docência, incluindo os desafios éticos e legais. De cunho qualitativo, a pesquisa envolveu aplicação de questionários via Google Forms, direcionados a acadêmicos e docentes de universidades públicas e privadas da região sul do Maranhão, onde se localiza a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), além de pesquisa bibliográfica, de caráter exploratório, com os descritores: “Inteligência Artificial”, “Ensino Superior” e “IA no Ensino Superior”, focando em publicações de livros, artigos e revistas científicas indexadas no Google Acadêmico e SciELO. Como resultados, foi possível traçar um panorama atualizado sobre o uso da IA no Ensino Superior, destacando contribuições para a aprendizagem, como personalização de conteúdos, otimização do tempo docente e melhoria no desempenho discente, ainda que em pequena escala. Entre os principais desafios, destacam-se resistência à adoção da IA, necessidade de formação continuada, dependência de recursos automatizados e dilemas éticos sobre privacidade e uso responsável dos dados. Evidenciou-se a necessidade de adequações institucionais para lidar com as demandas regulatórias impostas pela integração da IA no ambiente universitário, e a necessidade de ampliar reflexões sobre o futuro da formação universitária mediada por tecnologias emergentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13936_TB6016_03112025103924.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YASMIN DE SOUSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "YASMIN SILVA" "autor_email" => "yassil241@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }