Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE HUMAITÁ, NO SUL DO AMAZONAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127434
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5865
    "inscrito_id" => 13981
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE HUMAITÁ, NO SUL DO AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar como o Referencial Curricular Amazonense Ensino Fundamental Anos Finais (RCA) (2020) está sendo aplicado no ensino de línguas estrangeiras, com foco especial no Espanhol como Língua Adicional (ELA), em Humaitá, cidade localizada no sul do Amazonas. Para tal, buscou-se fundamentar as discussões em Teixeira (2014, 2018, 2020), Teixeira e Guerreiro (2022), Castro-Heufemann, (2019) e Alecrim (2023), entre outros. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso pautado em Yin (2015), que visa compreender fenômenos, organizacionais, sociais, políticos, entre outros. Incialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o RCA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de estudos anteriores sobre a implantação dos currículos regionais em outros estados. Após isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 10 escolas do município, sendo 5 municipais, 3 estaduais e 2 privadas, para verificar com professores e gestores sobre o processo de implementação ou não do RCA para o Espanhol como Língua Adicional. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista e para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados, foi possível observar que, uma escola particular oferta o inglês da Educação Infantil ao Fundamental II, a outra, oferta da Educação Infantil ao Ensino Médio, enquanto as escolas municipais e estaduais ofertam apenas no Fundamental II. No que se refere ao Espanhol, apenas uma escola particular oferta a disciplina do sexto 6° ano do Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio com uma aula por semana, demonstrando a desvalorização do idioma, mesmo o estado do Amazonas fazendo fronteira com três países que têm o Espanhol como língua oficial, a Colômbia, Peru e Venezuela. Quanto ao RCA, todas as escolas afirmam que os materias são adaptados a ele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13981_TB5865_17102025113202.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BUFUMAN ALECRIM"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "alecrimbufuman@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127434
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5865
    "inscrito_id" => 13981
    "titulo" => "A IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL CURRICULAR AMAZONENSE ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS NO ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM ESTUDO DE CASO NAS ESCOLAS DA CIDADE DE HUMAITÁ, NO SUL DO AMAZONAS"
    "resumo" => "Este artigo tem por objetivo apresentar como o Referencial Curricular Amazonense Ensino Fundamental Anos Finais (RCA) (2020) está sendo aplicado no ensino de línguas estrangeiras, com foco especial no Espanhol como Língua Adicional (ELA), em Humaitá, cidade localizada no sul do Amazonas. Para tal, buscou-se fundamentar as discussões em Teixeira (2014, 2018, 2020), Teixeira e Guerreiro (2022), Castro-Heufemann, (2019) e Alecrim (2023), entre outros. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso pautado em Yin (2015), que visa compreender fenômenos, organizacionais, sociais, políticos, entre outros. Incialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o RCA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de estudos anteriores sobre a implantação dos currículos regionais em outros estados. Após isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 10 escolas do município, sendo 5 municipais, 3 estaduais e 2 privadas, para verificar com professores e gestores sobre o processo de implementação ou não do RCA para o Espanhol como Língua Adicional. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista e para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados, foi possível observar que, uma escola particular oferta o inglês da Educação Infantil ao Fundamental II, a outra, oferta da Educação Infantil ao Ensino Médio, enquanto as escolas municipais e estaduais ofertam apenas no Fundamental II. No que se refere ao Espanhol, apenas uma escola particular oferta a disciplina do sexto 6° ano do Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio com uma aula por semana, demonstrando a desvalorização do idioma, mesmo o estado do Amazonas fazendo fronteira com três países que têm o Espanhol como língua oficial, a Colômbia, Peru e Venezuela. Quanto ao RCA, todas as escolas afirmam que os materias são adaptados a ele."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13981_TB5865_17102025113202.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO BUFUMAN ALECRIM"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "alecrimbufuman@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar como o Referencial Curricular Amazonense Ensino Fundamental Anos Finais (RCA) (2020) está sendo aplicado no ensino de línguas estrangeiras, com foco especial no Espanhol como Língua Adicional (ELA), em Humaitá, cidade localizada no sul do Amazonas. Para tal, buscou-se fundamentar as discussões em Teixeira (2014, 2018, 2020), Teixeira e Guerreiro (2022), Castro-Heufemann, (2019) e Alecrim (2023), entre outros. Como metodologia foi utilizado o estudo de caso pautado em Yin (2015), que visa compreender fenômenos, organizacionais, sociais, políticos, entre outros. Incialmente, foi feito um levantamento bibliográfico sobre o RCA e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de estudos anteriores sobre a implantação dos currículos regionais em outros estados. Após isso, foi realizada uma pesquisa de campo com 10 escolas do município, sendo 5 municipais, 3 estaduais e 2 privadas, para verificar com professores e gestores sobre o processo de implementação ou não do RCA para o Espanhol como Língua Adicional. Para coleta de dados, foi utilizada a entrevista e para análise dos dados foi utilizado a análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos resultados, foi possível observar que, uma escola particular oferta o inglês da Educação Infantil ao Fundamental II, a outra, oferta da Educação Infantil ao Ensino Médio, enquanto as escolas municipais e estaduais ofertam apenas no Fundamental II. No que se refere ao Espanhol, apenas uma escola particular oferta a disciplina do sexto 6° ano do Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio com uma aula por semana, demonstrando a desvalorização do idioma, mesmo o estado do Amazonas fazendo fronteira com três países que têm o Espanhol como língua oficial, a Colômbia, Peru e Venezuela. Quanto ao RCA, todas as escolas afirmam que os materias são adaptados a ele.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.