O FAMOSO DIA DO PI E O QUE PODEMOS ENSINAR COM ELE: UMA EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127389 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5759 "inscrito_id" => 11532 "titulo" => "O FAMOSO DIA DO PI E O QUE PODEMOS ENSINAR COM ELE: UMA EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Com base em Broetto (2019) e para celebrar o dia do pi, este relato versa sobre um trabalho desenvolvido na ECI Monsenhor Manuel Vieira, localizada no município de Patos, na Paraíba, no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID – UEPB/CAPES. Seguindo Rocha (2018), analisamos o impacto do uso de um folder como recurso didático para trabalhar números irracionais. A elaboração ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2025 e foi dividida em quatro etapas: revisão da literatura sobre a temática, escolha do conteúdo e escrita dos textos, desenvolvimento de duas atividades experimentais, tomando por base Rocha (2018), Sá (2020) e Cruz (2023), e criação do folder no Canva. O folder foi utilizado em quatro aulas, entre os dias 26/03 e 04/04, conduzidas pelos pesquisadores organizados em duplas formadas pelos dois primeiros autores e pelos terceiro e quarto autores, em aulas supervisionadas ministradas para os primeiros anos da referida escola, para um total de cerca de 180 alunos, cada aplicação com duração de 1h40min (à exceção da última, cuja finalização precisou ser adiada). Em cada aula, os alunos da respectiva turma foram divididos em dois grupos: na primeira parte da aula, um dos grupos ficou na sala, realizando uma atividade experimental com objetos com formato circular para estimar o valor de pi, enquanto o outro grupo foi para o laboratório de informática, desenvolvendo uma atividade experimental no GeoGebra para calcular a raiz quadrada dos números naturais. Concluímos que o processo de elaboração e aplicação do folder constituiu um importante momento formativo tanto com relação à temática abordada quanto no tocante à reflexão sobre o uso e à prática da elaboração de materiais didáticos. Nas aulas, a utilização do folder foi positiva e importante para organizar as informações essenciais acerca dos números irracionais trabalhados e as atividades experimentais realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11532_TB5759_10112025233518.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN JOSEPH DIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEPH" "autor_email" => "o.alan@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127389 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5759 "inscrito_id" => 11532 "titulo" => "O FAMOSO DIA DO PI E O QUE PODEMOS ENSINAR COM ELE: UMA EXPERIÊNCIA DE ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM FOLDER COMO RECURSO DIDÁTICO" "resumo" => "Com base em Broetto (2019) e para celebrar o dia do pi, este relato versa sobre um trabalho desenvolvido na ECI Monsenhor Manuel Vieira, localizada no município de Patos, na Paraíba, no âmbito do subprojeto de Matemática do PIBID – UEPB/CAPES. Seguindo Rocha (2018), analisamos o impacto do uso de um folder como recurso didático para trabalhar números irracionais. A elaboração ocorreu nos meses de fevereiro e março de 2025 e foi dividida em quatro etapas: revisão da literatura sobre a temática, escolha do conteúdo e escrita dos textos, desenvolvimento de duas atividades experimentais, tomando por base Rocha (2018), Sá (2020) e Cruz (2023), e criação do folder no Canva. O folder foi utilizado em quatro aulas, entre os dias 26/03 e 04/04, conduzidas pelos pesquisadores organizados em duplas formadas pelos dois primeiros autores e pelos terceiro e quarto autores, em aulas supervisionadas ministradas para os primeiros anos da referida escola, para um total de cerca de 180 alunos, cada aplicação com duração de 1h40min (à exceção da última, cuja finalização precisou ser adiada). Em cada aula, os alunos da respectiva turma foram divididos em dois grupos: na primeira parte da aula, um dos grupos ficou na sala, realizando uma atividade experimental com objetos com formato circular para estimar o valor de pi, enquanto o outro grupo foi para o laboratório de informática, desenvolvendo uma atividade experimental no GeoGebra para calcular a raiz quadrada dos números naturais. Concluímos que o processo de elaboração e aplicação do folder constituiu um importante momento formativo tanto com relação à temática abordada quanto no tocante à reflexão sobre o uso e à prática da elaboração de materiais didáticos. Nas aulas, a utilização do folder foi positiva e importante para organizar as informações essenciais acerca dos números irracionais trabalhados e as atividades experimentais realizadas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID11532_TB5759_10112025233518.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALAN JOSEPH DIAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSEPH" "autor_email" => "o.alan@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }