EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SUA MATERIALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI 10.639/2003
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5737 "inscrito_id" => 13666 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SUA MATERIALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI 10.639/2003" "resumo" => "A Lei n. 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, visando promover a inclusão e o reconhecimento do relevante papel dos africanos e afrodescendentes na formação identitária do Brasil. Desafios relacionados a efetivação da Lei têm sido observados quando se trata da escassez de materiais didáticos que abordam a temática étnico-racial na escola. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a materialidade da História e Cultura Afro-brasileira em materiais didático-pedagógicos ofertados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa. Tomando por referência a materialidade do tema, optou-se por analisar livros didáticos do componente curricular História para os anos finais do ensino fundamental à luz da técnica de análise documental proposta por Cellard (2019) Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016) para identificar as categorias de análise após a realização da leitura flutuante do material analisado. Dentre os resultado observados destacam-se os avanços na inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira, de modo a corrigir a ausência da herança sociocultural e histórica desses povos nos materiais didático-pedagógicos que chegam ao ambiente escolar. A análise possibilitou identificar a materialidade desta temática nos livros didáticos de História com foco na contribuição do negro para a estruturação histórica, social e cultural da sociedade brasileira, bem como a compreensão do processo de escravização contada a partir de um viés que tenta se distanciar da perspectiva eurocêntrica Entretanto, observa-se a necessidade de novas pesquisas sobre o temática, uma vez que este trabalho não pretende esgotar uma discussão tão urgente e necessária da contemporaneidade. Dessa forma, cabe se debruçar em pesquisas que visam analisar como esta materialidade contribui no enfrentamento contra o racismo e possibilita práticas pedagógicas antirracistas no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13666_TB5737_30102025194709.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE CRISTINA MACHADO PESSANHA" "autor_nome_curto" => "GISELE PESSANHA" "autor_email" => "gisafdc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127379 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5737 "inscrito_id" => 13666 "titulo" => "EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E SUA MATERIALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE À LUZ DA LEI 10.639/2003" "resumo" => "A Lei n. 10.639/2003 tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira nas escolas, visando promover a inclusão e o reconhecimento do relevante papel dos africanos e afrodescendentes na formação identitária do Brasil. Desafios relacionados a efetivação da Lei têm sido observados quando se trata da escassez de materiais didáticos que abordam a temática étnico-racial na escola. A presente pesquisa tem como objetivo analisar a materialidade da História e Cultura Afro-brasileira em materiais didático-pedagógicos ofertados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNDL). A metodologia de pesquisa se baseia na abordagem qualitativa. Tomando por referência a materialidade do tema, optou-se por analisar livros didáticos do componente curricular História para os anos finais do ensino fundamental à luz da técnica de análise documental proposta por Cellard (2019) Foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2016) para identificar as categorias de análise após a realização da leitura flutuante do material analisado. Dentre os resultado observados destacam-se os avanços na inclusão de conteúdos sobre a história e cultura afro-brasileira, de modo a corrigir a ausência da herança sociocultural e histórica desses povos nos materiais didático-pedagógicos que chegam ao ambiente escolar. A análise possibilitou identificar a materialidade desta temática nos livros didáticos de História com foco na contribuição do negro para a estruturação histórica, social e cultural da sociedade brasileira, bem como a compreensão do processo de escravização contada a partir de um viés que tenta se distanciar da perspectiva eurocêntrica Entretanto, observa-se a necessidade de novas pesquisas sobre o temática, uma vez que este trabalho não pretende esgotar uma discussão tão urgente e necessária da contemporaneidade. Dessa forma, cabe se debruçar em pesquisas que visam analisar como esta materialidade contribui no enfrentamento contra o racismo e possibilita práticas pedagógicas antirracistas no ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13666_TB5737_30102025194709.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GISELE CRISTINA MACHADO PESSANHA" "autor_nome_curto" => "GISELE PESSANHA" "autor_email" => "gisafdc@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSOR ALDO MUYLAERT (ISEPAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }