ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: RELATO DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5644 "inscrito_id" => 13710 "titulo" => "ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: RELATO DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado é uma etapa essencial na formação de licenciandos, integrando teoria e prática para prepará-los aos desafios da docência, conforme estabelecido pela Lei nº 11.788/2008. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do estágio na construção da identidade profissional, destacando seu papel no desenvolvimento de habilidades didáticas, reflexão crítica e adaptação às reformas educacionais, como o Novo Ensino Médio. A justificativa baseia-se na necessidade de formar professores capacitados para lidar com realidades escolares complexas, alinhando-se às demandas contemporâneas. A metodologia adotada foi descritiva (Gil, 2019), com observações e regência em escolas-campo, abrangendo análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), planejamento docente e aplicação de aulas. O referencial teórico inclui autores como Pimenta e Lima (2011), que enfatizam o estágio como práxis transformadora, e Freire (2001), que destaca a formação docente contínua. Os resultados evidenciaram que o estágio proporciona vivências enriquecedoras, como o domínio de metodologias e a resolução de problemas em sala de aula, mas também revelou desafios, como falta de recursos e desvalorização da profissão. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência fortalece a identidade docente e reforça o papel do professor como agente de mudança social, consolidando-se como etapa indispensável na formação inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13710_TB5644_20102025182656.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IALA ROSELY SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IALA ROSELY" "autor_email" => "ialaroselybg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127334 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5644 "inscrito_id" => 13710 "titulo" => "ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA: RELATO DE UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "O estágio curricular supervisionado é uma etapa essencial na formação de licenciandos, integrando teoria e prática para prepará-los aos desafios da docência, conforme estabelecido pela Lei nº 11.788/2008. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do estágio na construção da identidade profissional, destacando seu papel no desenvolvimento de habilidades didáticas, reflexão crítica e adaptação às reformas educacionais, como o Novo Ensino Médio. A justificativa baseia-se na necessidade de formar professores capacitados para lidar com realidades escolares complexas, alinhando-se às demandas contemporâneas. A metodologia adotada foi descritiva (Gil, 2019), com observações e regência em escolas-campo, abrangendo análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), planejamento docente e aplicação de aulas. O referencial teórico inclui autores como Pimenta e Lima (2011), que enfatizam o estágio como práxis transformadora, e Freire (2001), que destaca a formação docente contínua. Os resultados evidenciaram que o estágio proporciona vivências enriquecedoras, como o domínio de metodologias e a resolução de problemas em sala de aula, mas também revelou desafios, como falta de recursos e desvalorização da profissão. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência fortalece a identidade docente e reforça o papel do professor como agente de mudança social, consolidando-se como etapa indispensável na formação inicial." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13710_TB5644_20102025182656.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IALA ROSELY SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IALA ROSELY" "autor_email" => "ialaroselybg@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ (IFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }