A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID DE SOCIOLOGIA - UEPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5632 "inscrito_id" => 13625 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID DE SOCIOLOGIA - UEPB" "resumo" => "O presente trabalho busca, dentro do seu principal objetivo, refletir acerca de metodologias ativas, especificamente a Gamificação, dentro do contexto educacional no ensino de Sociologia no Ensino Médio, experienciada na escola EEEF Reitor Edvaldo do Ó, na cidade de Campina Grande – PB, realizada dentre as atividades do PIBID/CAPES do curso de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2025/2027, considerando as dificuldades encontradas na prática docente e da interação dos alunos em sala de aula. A justificativa do estudo está ligada à compreensão de desafios encontrados ao ministrar tal disciplina, levando em conta a falta de estímulo dos próprios alunos e a criatividade para aulas mais atrativas. Para tanto, foi necessário observar a interação dos discentes diante da aplicabilidade da Gamificação e analisar em quais contextos a dinâmica pode ser utilizada. Por tanto, realizou-se um jogo denominado de “passa ou repassa sociológico” feito com perguntas e respostas. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, com observação participante. Para atingir os objetivos da pesquisa com êxito foram utilizadas bibliografias para o embasamento teórico, na discussão sobre desafios do ensino de sociologia de Alves e Lousada (2020), as principais contribuições da Gamificação em Ferreira (2024) e o impacto da Sociologia em Oliveira (2011). Diante disso, verificou-se que a atenção e o engajamento prestados pelos estudantes se tornam mais assídua quando existe um certo teor de competitividade, quanto ao conteúdo revisado dentro do jogo ver-se que os jovens conseguem analisá-los e compreender às perguntas feitas. É possível concluir que em atividades práticas os alunos progridem e se ajudam, com isso, os assuntos ministrados e revisados em sala são mais facilmente aplicados, isto leva a algumas opções de como enfrentar os obstáculos que aparecem no cotidiano e na metodologia de ensino para com as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13625_TB5632_09112025214411.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANE MOREIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "POLIANE" "autor_email" => "polianem809@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5632 "inscrito_id" => 13625 "titulo" => "A GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: EXPERIÊNCIA DO PIBID DE SOCIOLOGIA - UEPB" "resumo" => "O presente trabalho busca, dentro do seu principal objetivo, refletir acerca de metodologias ativas, especificamente a Gamificação, dentro do contexto educacional no ensino de Sociologia no Ensino Médio, experienciada na escola EEEF Reitor Edvaldo do Ó, na cidade de Campina Grande – PB, realizada dentre as atividades do PIBID/CAPES do curso de Sociologia da Universidade Estadual da Paraíba, cota 2025/2027, considerando as dificuldades encontradas na prática docente e da interação dos alunos em sala de aula. A justificativa do estudo está ligada à compreensão de desafios encontrados ao ministrar tal disciplina, levando em conta a falta de estímulo dos próprios alunos e a criatividade para aulas mais atrativas. Para tanto, foi necessário observar a interação dos discentes diante da aplicabilidade da Gamificação e analisar em quais contextos a dinâmica pode ser utilizada. Por tanto, realizou-se um jogo denominado de “passa ou repassa sociológico” feito com perguntas e respostas. A metodologia da pesquisa foi qualitativa, com observação participante. Para atingir os objetivos da pesquisa com êxito foram utilizadas bibliografias para o embasamento teórico, na discussão sobre desafios do ensino de sociologia de Alves e Lousada (2020), as principais contribuições da Gamificação em Ferreira (2024) e o impacto da Sociologia em Oliveira (2011). Diante disso, verificou-se que a atenção e o engajamento prestados pelos estudantes se tornam mais assídua quando existe um certo teor de competitividade, quanto ao conteúdo revisado dentro do jogo ver-se que os jovens conseguem analisá-los e compreender às perguntas feitas. É possível concluir que em atividades práticas os alunos progridem e se ajudam, com isso, os assuntos ministrados e revisados em sala são mais facilmente aplicados, isto leva a algumas opções de como enfrentar os obstáculos que aparecem no cotidiano e na metodologia de ensino para com as turmas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13625_TB5632_09112025214411.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "POLIANE MOREIRA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "POLIANE" "autor_email" => "polianem809@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }