EXTENSÕES DA DANÇA COMO PONTES PARA A EDUCAÇÃO: PROMOÇÃO DE VITALIDADE, INTEGRAÇÃO, BEM-ESTAR E ENERGIA (VIBE)
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Os resultados parciais indicam que a dança, enquanto linguagem artística e expressiva, favorece a expressão emocional, a socialização e o alívio do estresse, especialmente em contextos acadêmicos marcados por pressões e rotinas intensas. Fundamentado nas contribuições de Henri Wallon (2008), que afirma que “do ato motor à representação houve transposição [...] que se tornou esquematização mental” (p. 224), o projeto reconhece o movimento como base para a construção do pensamento, reforçando a aprendizagem integral. A metodologia adotada inspira-se nos Círculos de Cultura de Paulo Freire (2017), promovendo uma abordagem dialógica, em que corpo e voz dos/as participantes são reconhecidos como fontes legítimas de saber. Dialogando ainda com a Arte-Educação de Ana Mae Barbosa (1995), especialmente sua Proposta Triangular, a ação valoriza o fazer artístico, a leitura do corpo e a contextualização cultural da experiência, compreendendo a dança como linguagem educativa e humanizadora. 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