MODELO DIDÁTICO E TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA ENSINAR ECOLOCALIZAÇÃO DE GOLFINHOS NO ENSINO MÉDIO COM USO DO ARDUINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127259 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5501 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "MODELO DIDÁTICO E TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA ENSINAR ECOLOCALIZAÇÃO DE GOLFINHOS NO ENSINO MÉDIO COM USO DO ARDUINO" "resumo" => "A abordagem tradicional no ensino de biologia, especialmente em temas complexos como a ecolocalização de golfinhos, pode ser enriquecida com metodologias inovadoras. A tecnologia, combinada com modelos práticos e acessíveis, facilita o aprendizado, tornando o conteúdo relevante e compreensível, inclusive para alunos com deficiência visual. A ecolocalização, mecanismo biológico de navegação e localização de presas por golfinhos através de ondas sonoras, integra conceitos de física, biologia e tecnologia. Este trabalho apresenta uma proposta didática inovadora que utiliza o microcontrolador Arduino para simular a ecolocalização no Ensino Médio, promovendo aprendizagem ativa, contextualizada e inclusiva. A metodologia envolveu aula teórica contextualizada, aplicação do dispositivo em situações problema e discussão em grupo. A experimentação com Arduino concretiza os princípios da ecolocalização, facilitando a compreensão de um tema abstrato. A adaptação sensorial para alunos com deficiência visual demonstrou o potencial da tecnologia para a equidade no acesso ao conhecimento científico. Os resultados indicam melhor compreensão do conceito, desenvolvimento de pensamento científico em relação à educação ambiental e preservação, promoção da inclusão educacional e desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e comunicação. A proposta contribuiu para a compreensão da biologia, conscientização e preservação dos golfinhos, além de habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e familiaridade com a tecnologia. Futuras pesquisas avaliarão o impacto desta metodologia em diferentes contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12734_TB5501_30102025192401.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARCELA RODRIGUES CONSTANTINO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "supera.marcela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127259 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5501 "inscrito_id" => 12734 "titulo" => "MODELO DIDÁTICO E TECNOLOGIA: UMA ABORDAGEM INCLUSIVA PARA ENSINAR ECOLOCALIZAÇÃO DE GOLFINHOS NO ENSINO MÉDIO COM USO DO ARDUINO" "resumo" => "A abordagem tradicional no ensino de biologia, especialmente em temas complexos como a ecolocalização de golfinhos, pode ser enriquecida com metodologias inovadoras. A tecnologia, combinada com modelos práticos e acessíveis, facilita o aprendizado, tornando o conteúdo relevante e compreensível, inclusive para alunos com deficiência visual. A ecolocalização, mecanismo biológico de navegação e localização de presas por golfinhos através de ondas sonoras, integra conceitos de física, biologia e tecnologia. Este trabalho apresenta uma proposta didática inovadora que utiliza o microcontrolador Arduino para simular a ecolocalização no Ensino Médio, promovendo aprendizagem ativa, contextualizada e inclusiva. A metodologia envolveu aula teórica contextualizada, aplicação do dispositivo em situações problema e discussão em grupo. A experimentação com Arduino concretiza os princípios da ecolocalização, facilitando a compreensão de um tema abstrato. A adaptação sensorial para alunos com deficiência visual demonstrou o potencial da tecnologia para a equidade no acesso ao conhecimento científico. Os resultados indicam melhor compreensão do conceito, desenvolvimento de pensamento científico em relação à educação ambiental e preservação, promoção da inclusão educacional e desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e comunicação. A proposta contribuiu para a compreensão da biologia, conscientização e preservação dos golfinhos, além de habilidades essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas, colaboração e familiaridade com a tecnologia. Futuras pesquisas avaliarão o impacto desta metodologia em diferentes contextos educacionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12734_TB5501_30102025192401.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA MARCELA RODRIGUES CONSTANTINO" "autor_nome_curto" => "DIANA" "autor_email" => "supera.marcela@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }