Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORTIFICANDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONHECIMENTO E PROCESSOS FORMATIVOS DE EDUCAÇÃO PARA O SUCESSO DO DISCENTE.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Malgrado o direito à educação de qualidade para todos seja uma garantia constitucional e um enunciado universal, vê-se, hodiernamente, que a necessidade de inserção de abordagens inclusivas nas escolas tem estimulado discussões em matéria de estruturação de novos projetos políticos-pedagógicos. Estruturar instrumentos e métodos que favoreçam o desenvolvimento das habilidades práticas dos educandos e estimulem o diálogo entre os educadores, as famílias e a comunidade no processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar os resultados pretendidos, foi utilizado, inicialmente, uma abordagem qualitativa, direcionando os estudos ao arcabouço normativo que tem por escopo a garantia de um sistema educacional justo, inclusivo e igualitário, tal como das premissas basilares das novas estratégias de fortalecimento das políticas de inclusão. Nessa esteira, a presente investigação científica se delineia no campo da política nacional de educação especial, sob o enfoque da educação inclusiva. O método de pesquisa empregue foi o dedutivo, propondo-se ao estudo das instituições de ensino enquanto espaços de acolhimento, de reconhecimento das diversidades e de efetivação do direito à educação para todos, quando de sua garantia constitucional e enunciado universal. Ademais, busca-se realizar campanhas internas, com a implementação de iniciativas dentro da escola para educar alunos, pais e professores sobre temas da diversidade e inclusão, além da promoção de eventos culturais, voltados à celebração da diversidade, convidando comunidades locais a participar e por fim, realização de avaliações periódicas para verificar o progresso dos educadores e a efetividade das práticas implementadas.

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