O ENFRENTAMENTO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO E UM DIAGNÓSTICO DOS NOVOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAKE NEWS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127064 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5073 "inscrito_id" => 9097 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO E UM DIAGNÓSTICO DOS NOVOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAKE NEWS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os processos cognitivos de desinformação se tornaram um problema a ser pensado no tempo presente, uma vez que os parâmetros definitórios do é “verdade” se tornaram mais fluidos. O problema da modernidade líquida enlaça mentes e nos leva diante, da velocidade com que as informações são disseminadas, a pensar em novas categorias que busquem compreender, ao menos, a confiabilidade daquilo que nos cerca. Estamos diante de algoritmos que definem preferências de consumo. Ela própria, a informação, se tornou artefato de consumo. Surgem as ciências de dados, e todo o universo das Redes, ora Sociais, ora Econômicas e Políticas, mas vinculadas sempre a uma (Des)Inteligência. Este trabalho se pautou sobre o tema da desinformação, no contexto escolar, buscando identificar as principais representações sociais dos estudantes frente aos desafios sociais, científicos e políticos contemporâneos. A docência e o universo escolar agora concorrem, na gestão do “conhecimento”, com as Redes Sociais, e falsas controvérsias científicas se apresentam como dúvida e desconfiança. Por intermédio dos referenciais teóricos da Pedagogia da Libertação de ordem freiriana, dos estudos da Psicologia Histórico-Cultural, e de pressupostos da Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais Moscoviciana, realizamos um estudo exploratório para compreender a dinâmica psicossocial das fake news a partir de temas em conflito e que possuem relevância social, assim como identificamos as principais fake news presentes e difundidas no ambiente escolar, entre estudantes de dois cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma instituição escolar do Estado do Espírito Santo. Como resultados percebemos que não podemos deixar de pensar os desafios éticos, a compreensão do contexto histórico, a potencialidade dos meios de difusão e propagação da informação como temas a serem explorados e debatidos na escola. A desinformação deve ser combatida numa sociedade que se pensa democraticamente e defende os fundamentos científicos e os direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9097_TB5073_30102025112352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEMERSON DA COSTA SACCHETTO" "autor_nome_curto" => "DIEMERSON" "autor_email" => "saquettto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127064 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5073 "inscrito_id" => 9097 "titulo" => "O ENFRENTAMENTO DA CULTURA DA DESINFORMAÇÃO E UM DIAGNÓSTICO DOS NOVOS DESAFIOS DAS PRÁTICAS DE ENSINO – REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FAKE NEWS ENTRE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os processos cognitivos de desinformação se tornaram um problema a ser pensado no tempo presente, uma vez que os parâmetros definitórios do é “verdade” se tornaram mais fluidos. O problema da modernidade líquida enlaça mentes e nos leva diante, da velocidade com que as informações são disseminadas, a pensar em novas categorias que busquem compreender, ao menos, a confiabilidade daquilo que nos cerca. Estamos diante de algoritmos que definem preferências de consumo. Ela própria, a informação, se tornou artefato de consumo. Surgem as ciências de dados, e todo o universo das Redes, ora Sociais, ora Econômicas e Políticas, mas vinculadas sempre a uma (Des)Inteligência. Este trabalho se pautou sobre o tema da desinformação, no contexto escolar, buscando identificar as principais representações sociais dos estudantes frente aos desafios sociais, científicos e políticos contemporâneos. A docência e o universo escolar agora concorrem, na gestão do “conhecimento”, com as Redes Sociais, e falsas controvérsias científicas se apresentam como dúvida e desconfiança. Por intermédio dos referenciais teóricos da Pedagogia da Libertação de ordem freiriana, dos estudos da Psicologia Histórico-Cultural, e de pressupostos da Psicologia Social, com ênfase na Teoria das Representações Sociais Moscoviciana, realizamos um estudo exploratório para compreender a dinâmica psicossocial das fake news a partir de temas em conflito e que possuem relevância social, assim como identificamos as principais fake news presentes e difundidas no ambiente escolar, entre estudantes de dois cursos técnicos integrados ao ensino médio de uma instituição escolar do Estado do Espírito Santo. Como resultados percebemos que não podemos deixar de pensar os desafios éticos, a compreensão do contexto histórico, a potencialidade dos meios de difusão e propagação da informação como temas a serem explorados e debatidos na escola. A desinformação deve ser combatida numa sociedade que se pensa democraticamente e defende os fundamentos científicos e os direitos humanos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID9097_TB5073_30102025112352.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEMERSON DA COSTA SACCHETTO" "autor_nome_curto" => "DIEMERSON" "autor_email" => "saquettto@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }