ATIVIDADE DE AUDIODESCRIÇÃO NA ESCOLA: APLICAÇÃO DE PROPOSTA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
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Essa pesquisa objetivou investigar de que maneira a abordagem da Audiodescrição na escola, a partir de uma proposta do livro didático, pode contribuir para o desenvolvimento da empatia, da reflexão crítica sobre acessibilidade comunicacional e da habilidade de descrição textual dos estudantes. Durante as aulas de Língua Portuguesa uma atividade de Audiodescrição foi proposta no livro didático do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa atividade era solicitado que os alunos lessem uma reportagem que aborda as dificuldades de uma pessoa com deficiência visual para assistir televisão e em seguida, a atividade do livro pede que os alunos descrevam a imagem usada na reportagem e opinem sobre a importância da descrição de imagens para pessoas que não enxergam. Com base nessa proposta, foi apresentado aos alunos o conceito de Audiodescrição e alguns exemplos, a partir disso os alunos da turma foram solicitados a realizar a atividade do livro com a descrição da imagem e opinarem sobre a acessibilidade comunicacional. Os alunos conseguiram produzir descrições com foco em aspectos relevantes da imagem (como cenário, personagens e ações), ainda que apresentassem dificuldades iniciais relacionadas à objetividade, clareza e organização textual. A inserção de atividades sobre Audiodescrição nas aulas de Língua Portuguesa favorece o desenvolvimento de habilidades linguísticas relacionadas à descrição textual e estimula nos estudantes uma maior consciência crítica sobre a acessibilidade comunicacional, contribuindo para a formação de uma postura mais inclusiva em relação às pessoas com deficiência visual." 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