Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETÓRIA FORMATIVA DE UMA PROFESSORA E SUAS PRÁTICAS LÚDICAS EDUCATIVAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho pretende traçar a trajetória formativa de uma professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano de escolaridade) com suas práticas lúdicas educativas em escolas públicas municipais no estado do Rio de Janeiro. O intuito é destacar a relação entre o processo formativo e as potencialidades conduzidas em ações pedagógicas nas aulas de crianças que referenciam a ludicidade. O aporte teóricometodológico é formado por Vygotsky (1984 e 2018), Huizinga (2012), Kishimoto (2011 e 2016) e Santos (2001, 2011 e 2014). Com a finalidade de abordar a formação de professoras/es, utiliza-se Bragança e Araújo (2014), Nóvoa (1992, 2000 e 2006) com a tessitura do desenvolvimento pedagógico e Tardif (2014) que elenca os saberes docentes. Na perspectiva (auto) biográfica, Bragança (2012) e Alves (2002 e 2008) com a metodologia nos/dos/com os cotidianos. A principal contribuição deste estudo se fundamenta em propiciar o diálogo educativo que conduz o afinco no processo ensinoaprendizado reverberado em práticas lúdicas educativas desenvolvidas com turmas de crianças. Como resultados existem os aspectos pedagógicos, psicológicos, sociais e culturais atrelados ao perfil docente e discente sob a vertente da formação docente e a promoção de aulas que contemplem a cada estudante o aprenderensinar de forma lúdica. Para justificar os termos aglutinados no texto adota-se a premissa de Alves (2002 e 2008) em compreender os conceitos em justaposição evitando a dicotomia.

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