Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM PRAIAS ARENOSAS: ESTRATÉGIAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As atividades de campo são essenciais no ensino de Ciências Biológicas, pois integram teoria e prática, promovendo aprendizagens contextualizadas e significativas. Este estudo descreve uma aula de campo na Praia do Seixas (PB) com 36 estudantes da Licenciatura em Ciências Biológicas da UFRPE, visando desenvolver competências na preparação e execução de saídas de campo, através da caracterização do ambiente costeiro, coleta e análise de dados ambientais. A atividade foi estruturada em seis etapas: (1) Conceituação de marés e tábuas de maré, (2) Diferenciação das zonas praiais (supralitoral, mediolitoral, infralitoral), (3) Coleta e classificação de macrolixo e microplástico, (4) Coleta de macrofauna e meiofauna, (5) Coleta e análise de parâmetros abióticos e (6) Avaliação da atividade, por meio de questionário. Os estudantes foram divididos em grupos, cada um designado a uma zona da praia, onde construíram transectos de 1m² com sisal. O macrolixo foi recolhido com pá, enquanto a coleta de microplástico foi realizada a partir de sedimentos extraídos com cano de PVC e peneirados. As amostras de sedimento para análise da macrofauna e meiofauna foram coletadas com seringas, armazenadas em recipientes e preservadas em formol a 10% como registro de estratégia amostral, porém não foram analisadas. Todo material coletado foi fotografado e etiquetado para cumprir com as etapas do processamento em campo. As medições dos parâmetros abióticos foram realizadas com termômetro e refratômetro e registraram temperatura do ar (28°C) e da água (30,6°C) e salinidade (25%). Foram encontrados resíduos como plásticos, metais e madeira processada, mas em alguns quadrantes não houve detecção de lixo. A alta quantidade de macro lixo observada na Praia do Seixas reforça a necessidade de políticas ambientais na área. A experiência demonstrou o potencial das praias arenosas como espaços de ensino não formal, estimulando o pensamento crítico e a conscientização ambiental dos estudantes.

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