Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DOS JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A LEITURA E ESCRITA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE GARANHUNS-PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O processo de aquisição da língua escrita é complexo e multifacetado exigindo assim que o docente recorra a estratégias que favoreçam o desenvolvimento e a consolidação de habilidades essenciais para a apropriação do sistema de escrita alfabética. Diante deste desafio, este artigo tem como o objetivo analisar os impactos de uma disciplina eletiva de jogos de alfabetização na progressão das habilidades de leitura e escrita de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no município de Garanhuns em Pernambuco. A disciplina, com duração de quatro meses, busca evidenciar os avanços qualitativos dos alunos em seu processo de alfabetização. Fundamentado nas contribuições de Vigotsky (1991), o estudo destaca a importância da utilização dos jogos no desenvolvimento infantil, enfatizando que, por meio da interação com seus pares e a mediação da professora, as crianças avançam em suas zonas de desenvolvimento proximal, construindo e consolidando conhecimentos de forma significativa. Assim, os jogos pedagógicos são considerados potencializadores para o processo de reflexão, pensamento abstrato e estruturação de conceitos linguísticos do aluno. A pesquisa ancora-se, ainda, na teoria psicogenética da língua escrita de Ferreiro e Teberosky (1999), nas contribuições de Soares (2016; 2018; 2020) acerca dos níveis de escrita e das habilidades necessárias para a progressão na alfabetização, e nos estudos de Morais (2012; 2019) sobre consciência fonológica, aquisição do sistema de escrita alfabética e a utilização de jogos no ciclo de alfabetização. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo, de caráter descritivo e exploratório, baseado no relato de experiência e na análise das produções dos estudantes ao longo da disciplina. Os resultados esperados apontam para avanços significativos nas habilidades de leitura e escrita, reforçando a importância de estratégias lúdicas e interativas no processo de alfabetização, em consonância com as perspectivas teóricas adotadas.

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