Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE VIDA E BUSCA ATIVA: IMPACTOS NA PERMANÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO INTEGRAL EM FORTALEZA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do trabalho com o componente curricular Projeto de Vida para a permanência e redução das migrações/transferências dos estudantes das escolas em tempo integral para as escolas de tempo de parcial. Realizou-se um estudo de caso em uma escola em tempo integral da rede pública estadual de ensino de Fortaleza, que possui o menor índice de abandono e reprovação dentre as escolas da mesma modalidade. No Ceará, o Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) articula o currículo e desenvolve competências socioemocionais, abordando três eixos principais: Projeto de Vida, Mundo do Trabalho e Iniciação à Pesquisa Científica. No entanto, apesar da expansão do ensino integral, ainda não há clareza sobre seu impacto no Projeto de Vida dos estudantes. A pesquisa buscou compreender como os estudantes do ensino médio em tempo integral constroem e concretizam seus projetos de vida, considerando fatores como permanência escolar e conclusão dos estudos. A escola onde ocorreu o estudo de caso fica localizada na periferia da capital cearense, com jovens de baixa renda. Segundo os gestores escolares, a permanência dos estudantes na escola é favorecida não apenas pelos incentivos de programas federais e estaduais, como a Busca Ativa Escolar, mas também pelo trabalho desenvolvido em sala de aula. Os professores, ao abordar os objetivos de vida por meio do componente curricular Projeto de Vida, têm contribuído significativamente para a continuidade dos estudos e, consequentemente, para o ingresso dos alunos no ensino superior. A metodologia da pesquisa baseou-se em autores como YIN (2001) para o estudo de caso, LIKERT (1932) para a escala de avaliação, e CEARÁ (2017) Documentos Norteadores para Implantação da Educação em Tempo Integral.

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