RESTRIÇÃO DO USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: UM DEBATE NECESSÁRIO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126530 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3786 "inscrito_id" => 5771 "titulo" => "RESTRIÇÃO DO USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: UM DEBATE NECESSÁRIO" "resumo" => "O presente estudo investiga a restrição do uso de celulares em sala de aula. Foi desenvolvido com o objetivo de analisar como essa prática impacta o ambiente escolar e o processo de aprendizagem, tendo em vista que a utilização indiscriminada desses dispositivos pode comprometer a atenção e a concentração dos alunos. É importante ressaltar que essa prática já era um acordo entre a professora e os alunos antes da promulgação da Lei nº 15.100/2025, que endurece as normas sobre o uso de dispositivos móveis nas escolas. O foco deste estudo é compreender as implicações dessa proibição e avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi necessário compreender as percepções dos docentes e alunos sobre a temática, avaliar as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias e investigar os efeitos dessa restrição no desempenho acadêmico. Realizou-se assim, uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem descritivo-analítica. Diante disso, verificou-se que a maioria dos alunos concorda com a restrição do uso de celulares, pois reconhece que eles podem ser uma fonte de distração , além disso, constatou-se que a disciplina e o foco nas aulas tendem a aumentar quando o uso do celular é moderado e por fim, percebeu-se que alguns docentes relatam a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso do uso de celulares durante atividades específicas. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: a restrição do uso do celular em sala de aula, quando bem fundamentada e discutida com os alunos, contribui para um ambiente de aprendizado mais produtivo. Tendo como base o Colégio Municipal Hildécio Antônio Meireles, em Morro de São Paulo-Cairu-BA, a professora de Matemática do 8º ano relata que, ano após ano, promove uma roda de conversa com os alunos para estabelecer essa norma, permitindo o uso do aparelho apenas sob supervisão durante atividades do componente curricular específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5771_TB3786_30102025145404.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA DE JESUS SACRAMENTO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celijsacramento@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126530 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3786 "inscrito_id" => 5771 "titulo" => "RESTRIÇÃO DO USO DO APARELHO CELULAR EM SALA DE AULA: UM DEBATE NECESSÁRIO" "resumo" => "O presente estudo investiga a restrição do uso de celulares em sala de aula. Foi desenvolvido com o objetivo de analisar como essa prática impacta o ambiente escolar e o processo de aprendizagem, tendo em vista que a utilização indiscriminada desses dispositivos pode comprometer a atenção e a concentração dos alunos. É importante ressaltar que essa prática já era um acordo entre a professora e os alunos antes da promulgação da Lei nº 15.100/2025, que endurece as normas sobre o uso de dispositivos móveis nas escolas. O foco deste estudo é compreender as implicações dessa proibição e avaliar o impacto no processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, foi necessário compreender as percepções dos docentes e alunos sobre a temática, avaliar as práticas pedagógicas relacionadas ao uso de tecnologias e investigar os efeitos dessa restrição no desempenho acadêmico. Realizou-se assim, uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram interpretados por meio da abordagem descritivo-analítica. Diante disso, verificou-se que a maioria dos alunos concorda com a restrição do uso de celulares, pois reconhece que eles podem ser uma fonte de distração , além disso, constatou-se que a disciplina e o foco nas aulas tendem a aumentar quando o uso do celular é moderado e por fim, percebeu-se que alguns docentes relatam a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso do uso de celulares durante atividades específicas. Os resultados permitiram a seguinte conclusão: a restrição do uso do celular em sala de aula, quando bem fundamentada e discutida com os alunos, contribui para um ambiente de aprendizado mais produtivo. Tendo como base o Colégio Municipal Hildécio Antônio Meireles, em Morro de São Paulo-Cairu-BA, a professora de Matemática do 8º ano relata que, ano após ano, promove uma roda de conversa com os alunos para estabelecer essa norma, permitindo o uso do aparelho apenas sob supervisão durante atividades do componente curricular específico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID5771_TB3786_30102025145404.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CELINA DE JESUS SACRAMENTO" "autor_nome_curto" => "CELINA" "autor_email" => "celijsacramento@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }