Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EDUCAÇÃO BÁSICA E A CONSTRUÇÃO GEOGRÁFICA CIDADÃ EM CAICÓ/RN: O PROJETO “NÓS PROPOMOS!”

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A construção educacional cidadã deve desenvolver a resolução de problemas, a capacidade de pensar analítica, crítica e criativamente, a preocupação com a sustentabilidade, o ambiente e o bem-estar individual e comunitário. E uma iniciativa relevante para promover melhores aprendizagens, cidadania e inclusão, a partir da aplicação dos conteúdos da Geografia, advém do projeto internacional “Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica”, promovida pela Universidade de Lisboa desde 2011, coordenado pelo Professor Dr. Sérgio Claudino Nunes, buscando contribuir para a promoção de uma cidadania ativa, a partir de abordagens metodológicas inovadoras no âmbito do ensino da Geografia, incentivando a uma contextualização das aprendizagens, numa articulação com as outras áreas do currículo escolar, conduzindo a uma melhor percepção da realidade. Assim, o presente trabalho buscou aplicar, a partir do “Nós propomos!” conceitos geográficos, como Espaço, paisagem, região, lugar e território, na Educação básica, numa perspectiva integradora e cidadã, buscando levar em consideração a realidade vivenciada pelos estudantes e professores da rede básica estadual de ensino de Caicó, nas Escolas Antônio Aladim de Araújo e Zuza Januário, situadas em áreas de notável vulnerabilidade social e ambiental. Desta forma, houve a constituição de uma visão mais ampla e integrada sobre os diferentes aspectos que compõem estes espaços escolares acima citados, a partir das discussões e reflexões do “Nós propomos” nas instituições de ensino supracitadas, consolidando, assim, uma formação cidadã plena aos discentes e docentes. E, para isto, foram realizados levantamentos bibliográficos relativos ao ensino de Geografia, pesquisas quantitativas e qualitativas com gestores da educação, docentes de Geografia da Educação básica, discentes da Licenciatura em Geografia do CERES/UFRN, associado ao levantamento documental em organismos educacionais. Desta forma, a presente pesquisa contribuiu para destacar como a constituição de uma educação geográfica cidadã auxilia a constituir efetivos avanços sociais e ambientais nos espaços caicoenses.

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