UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE CORDEL PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3304 "inscrito_id" => 6079 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE CORDEL PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "Um estudo investigativo sobre o impacto de um projeto de extensão sobre literatura de cordel e ensino de ciências com alunos da graduação numa universidade pública paraibana. O objetivo é investigar o impacto da participação no projeto para a formação dos alunos extensionistas. O grupo foi formado por 06 estudantes de graduação, vinculados ao projeto de extensão "O Cordel Pedagógico nas Aulas de Ciências". Foram realizados encontros formativos para o grupo de estudantes de forma híbrida, com 03 encontros remotos e 03 presenciais, seguidos de uma análise dos conhecimentos adquiridos por meio da produção de estrofes elaboradas pelos extensionistas. Os estudantes foram desafiados a produzirem sextilhas sobre as atividades que foram realizadas como forma de mensurar o poder de síntese do cordel. A metodologia aplicada consistiu em encontros formativos sobre a origem do cordel, a leitura coletiva de um cordéis, as regras do cordel, e foram debatidos os processos criativos do cordel, com leitura dramatizada e o processo de diagramação de cordel. O estudo se trata de uma pesquisa participante na qual os estudantes são parte integrantes no processo criativo e as obras produzidas ao longo dos encontros formativos passam pelo processo de releitura e reescrita constante. Adotamos a análise qualitativa dos dados e dos questionários sobre os temas desenvolvidos ao longo do projeto. Como principais resultados identificamos que há aprendizagem sobre o cordel, e todos desenvolveram a produção da escrita de estrofes de cordel, e uma estudante em particular apresentou seminário na disciplina da sua turma utilizando o aprendizado do cordel no projeto de extensão contendo temas científicos da Biologia, o que aponta o impacto positivo da participação de um projeto de extensão sobre cordel pedagógico para estudantes de graduação com ganhos significativos na formação universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6079_TB3304_08112025160857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSENILDO" "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126347 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3304 "inscrito_id" => 6079 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE O IMPACTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO SOBRE CORDEL PEDAGÓGICO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO" "resumo" => "Um estudo investigativo sobre o impacto de um projeto de extensão sobre literatura de cordel e ensino de ciências com alunos da graduação numa universidade pública paraibana. O objetivo é investigar o impacto da participação no projeto para a formação dos alunos extensionistas. O grupo foi formado por 06 estudantes de graduação, vinculados ao projeto de extensão "O Cordel Pedagógico nas Aulas de Ciências". Foram realizados encontros formativos para o grupo de estudantes de forma híbrida, com 03 encontros remotos e 03 presenciais, seguidos de uma análise dos conhecimentos adquiridos por meio da produção de estrofes elaboradas pelos extensionistas. Os estudantes foram desafiados a produzirem sextilhas sobre as atividades que foram realizadas como forma de mensurar o poder de síntese do cordel. A metodologia aplicada consistiu em encontros formativos sobre a origem do cordel, a leitura coletiva de um cordéis, as regras do cordel, e foram debatidos os processos criativos do cordel, com leitura dramatizada e o processo de diagramação de cordel. O estudo se trata de uma pesquisa participante na qual os estudantes são parte integrantes no processo criativo e as obras produzidas ao longo dos encontros formativos passam pelo processo de releitura e reescrita constante. Adotamos a análise qualitativa dos dados e dos questionários sobre os temas desenvolvidos ao longo do projeto. Como principais resultados identificamos que há aprendizagem sobre o cordel, e todos desenvolveram a produção da escrita de estrofes de cordel, e uma estudante em particular apresentou seminário na disciplina da sua turma utilizando o aprendizado do cordel no projeto de extensão contendo temas científicos da Biologia, o que aponta o impacto positivo da participação de um projeto de extensão sobre cordel pedagógico para estudantes de graduação com ganhos significativos na formação universitária." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6079_TB3304_08112025160857.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOSENILDO" "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }