REVISÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA SAÚDE MENTAL DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3127 "inscrito_id" => 10405 "titulo" => "REVISÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA SAÚDE MENTAL DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS" "resumo" => "A sociedade hodierna apresenta disparidades sociais que são agravadas pelas mudanças climáticas, poluição e desmatamento, ocasionando tensão, ansiedade e depressão. O sofrimento psicológico é intensificado, já que essas comunidades frequentemente são expostas a riscos ambientais, enfrentando dificuldades no acesso à saúde, habitação e segurança alimentar. O transtorno de estresse pós-traumático é ampliado diante de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, que decorrem na perda de moradias e deslocações forçadas. A poluição da água e do solo é responsável por potencializar a insegurança alimentar e hídrica, fomentando desesperança, enquanto a poluição atmosférica se relaciona a índices maiores de declínio cognitivo e depressão. O impacto psicológico causado pelo desmatamento se amplia a comunidades que necessitam dos recursos naturais para subsistência e identidade cultural, como os povos indígenas. A desolação dessas terras leva a reações emocionais de abandono e desespero, comprometendo o acesso a bens naturais indispensáveis. O aumento de conflitos e drogadição ocorre devido a esses fatores, prejudicando o indivíduo e o tecido social. Dessa forma, o vigente projeto consiste em uma revisão bibliográfica, apresentando um resumo crítico e sistemático sobre os impactos ambientais e suas consequências na saúde mental de populações vulneráveis, tendo como objetivo identificar e sintetizar as evidências existentes sobre a relação entre fatores ambientais e saúde mental psíquica. Assim, para mitigar esses efeitos, acredita-se ser essencial fortalecer os serviços de saúde mental, assegurando um tratamento acessível a essas comunidades, assim como promover políticas públicas de educação ambiental, visando infraestrutura sustentável, habitação segura e acesso responsável às riquezas naturais. Apenas com intervenções efetivas será possível minimizar os prejuízos e assegurar o equilíbrio emocional desses povos, edificando grupos sociais mais saudáveis e resilientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10405_TB3127_30102025172248.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FERNANDES LEONEZ" "autor_nome_curto" => "Beatriz Leonez" "autor_email" => "analeonez1308@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126278 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3127 "inscrito_id" => 10405 "titulo" => "REVISÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NA SAÚDE MENTAL DE POPULAÇÕES VULNERÁVEIS" "resumo" => "A sociedade hodierna apresenta disparidades sociais que são agravadas pelas mudanças climáticas, poluição e desmatamento, ocasionando tensão, ansiedade e depressão. O sofrimento psicológico é intensificado, já que essas comunidades frequentemente são expostas a riscos ambientais, enfrentando dificuldades no acesso à saúde, habitação e segurança alimentar. O transtorno de estresse pós-traumático é ampliado diante de eventos climáticos extremos, como secas e enchentes, que decorrem na perda de moradias e deslocações forçadas. A poluição da água e do solo é responsável por potencializar a insegurança alimentar e hídrica, fomentando desesperança, enquanto a poluição atmosférica se relaciona a índices maiores de declínio cognitivo e depressão. O impacto psicológico causado pelo desmatamento se amplia a comunidades que necessitam dos recursos naturais para subsistência e identidade cultural, como os povos indígenas. A desolação dessas terras leva a reações emocionais de abandono e desespero, comprometendo o acesso a bens naturais indispensáveis. O aumento de conflitos e drogadição ocorre devido a esses fatores, prejudicando o indivíduo e o tecido social. Dessa forma, o vigente projeto consiste em uma revisão bibliográfica, apresentando um resumo crítico e sistemático sobre os impactos ambientais e suas consequências na saúde mental de populações vulneráveis, tendo como objetivo identificar e sintetizar as evidências existentes sobre a relação entre fatores ambientais e saúde mental psíquica. Assim, para mitigar esses efeitos, acredita-se ser essencial fortalecer os serviços de saúde mental, assegurando um tratamento acessível a essas comunidades, assim como promover políticas públicas de educação ambiental, visando infraestrutura sustentável, habitação segura e acesso responsável às riquezas naturais. Apenas com intervenções efetivas será possível minimizar os prejuízos e assegurar o equilíbrio emocional desses povos, edificando grupos sociais mais saudáveis e resilientes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID10405_TB3127_30102025172248.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ FERNANDES LEONEZ" "autor_nome_curto" => "Beatriz Leonez" "autor_email" => "analeonez1308@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }