Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PRÁTICA DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma análise histórica e didática da educação inclusiva, traçando sua evolução desde o passado até o presente, destacando as diferentes interpretações e olhares sobre essa modalidade de ensino. O interesse pelo tema surgiu da constatação da necessidade de aprofundar o debate e de contribuir para um melhor entendimento e intervenção pedagógica junto aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas. Assim, o artigo busca analisar o arcabouço legal que assegura os direitos dos alunos com necessidades especiais, tanto na esfera educacional quanto na perspectiva da inclusão social. Para isso, são abordados aspectos relacionados ao respeito às diferenças e ao que o ordenamento jurídico educacional brasileiro estabelece a respeito dessa questão, com base em documentos normativos que regem o sistema de ensino nacional. Nesse contexto, este artigo explora a problemática da educação inclusiva nos processos de ensino e aprendizagem na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, evidenciando os desafios e as possibilidades de implementação de práticas pedagógicas inclusivas. A fundamentação teórica foi embasada em autores reconhecidos na área, como Stainback (1999) e Facíon (2008), além de documentos legais relevantes, como a Constituição Federal de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) nº 9394/1996. Ressalta-se que o processo de escolarização de sujeitos com deficiência envolve não apenas a criança, mas também seus pais e os educadores, sendo essencial a construção de uma rede de apoio que favoreça o desenvolvimento integral do estudante. Conclui-se, a partir da revisão da literatura e das análises realizadas, que a instituição escolar deve oferecer aos estudantes com deficiência um conjunto de estímulos e estratégias que promovam seu desenvolvimento e aprendizado. É fundamental reconhecer a possibilidade de um novo modelo de educação e de escola, no qual todos os sujeitos sociais possam conviver e aprender juntos.

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