Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CORDEL PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 126208
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2974
    "inscrito_id" => 6079
    "titulo" => "O CORDEL PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do cordel como ferramenta pedagógica interdisciplinar em uma escola paraibana. A proposta teve como objetivo integrar diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura, utilizando o cordel para abordar a temática da Corrida Espacial com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal de Campina Grande-PB. O grupo de estudos conta com 06 alunos extensionistas vinculados ao projeto de extensão "O Cordel Pedagógico nas Aulas de Ciências". Inicialmente, o grupo participou de uma formação híbrida, com 03 encontros remotos e 03 presenciais. Durante esse processo formativo, os participantes enfrentaram desafios para construir estrofes de cordel, traduzindo cenas do cotidiano de forma poética. A formação foi dividida em seis encontros, proporcionando um aprendizado dinâmico e criativo. A metodologia aplicada na escola, consistiu em uma aula lúdica, por se tratar de alunos do ensino fundamental I, com leitura dramatizada de cordel, apresentação de slides com muitas imagens, seguida de discussão do cordel A Viagem da Terra à Lua nas Asas de um Pavão de Jota Lima; o primeiro grupo foi composto por estudantes dos cursos de Física e Ciências Biológicas de uma universidade pública paraibana, que preparam os slides baseados no cordel. O segundo grupo fez a apresentação da história do cordel, contando de forma lúdica o livro O Pavão Misterioso em Quadrinhos de Stelio Torquato e Jô Oliveira, os slides foram elaborados e aula foi ministrada por estudantes do curso de Letras e História. Após o final de cada apresentação os ministrantes faziam perguntas para a plateia, composta por alunos da escola. E o resultado obtido nas respostas, mostrou o engajamento da turma, a atenção dos estudantes nas histórias contadas e respostas significativas referentes ao tema desenvolvido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6079_TB2974_30102025235205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO"
    "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 126208
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 2974
    "inscrito_id" => 6079
    "titulo" => "O CORDEL PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA COMO PRÁTICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do cordel como ferramenta pedagógica interdisciplinar em uma escola paraibana. A proposta teve como objetivo integrar diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura, utilizando o cordel para abordar a temática da Corrida Espacial com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal de Campina Grande-PB. O grupo de estudos conta com 06 alunos extensionistas vinculados ao projeto de extensão "O Cordel Pedagógico nas Aulas de Ciências". Inicialmente, o grupo participou de uma formação híbrida, com 03 encontros remotos e 03 presenciais. Durante esse processo formativo, os participantes enfrentaram desafios para construir estrofes de cordel, traduzindo cenas do cotidiano de forma poética. A formação foi dividida em seis encontros, proporcionando um aprendizado dinâmico e criativo. A metodologia aplicada na escola, consistiu em uma aula lúdica, por se tratar de alunos do ensino fundamental I, com leitura dramatizada de cordel, apresentação de slides com muitas imagens, seguida de discussão do cordel A Viagem da Terra à Lua nas Asas de um Pavão de Jota Lima; o primeiro grupo foi composto por estudantes dos cursos de Física e Ciências Biológicas de uma universidade pública paraibana, que preparam os slides baseados no cordel. O segundo grupo fez a apresentação da história do cordel, contando de forma lúdica o livro O Pavão Misterioso em Quadrinhos de Stelio Torquato e Jô Oliveira, os slides foram elaborados e aula foi ministrada por estudantes do curso de Letras e História. Após o final de cada apresentação os ministrantes faziam perguntas para a plateia, composta por alunos da escola. E o resultado obtido nas respostas, mostrou o engajamento da turma, a atenção dos estudantes nas histórias contadas e respostas significativas referentes ao tema desenvolvido."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6079_TB2974_30102025235205.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSENILDO MARIA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSENILDO"
    "autor_email" => "josenildolimaprofis@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a utilização do cordel como ferramenta pedagógica interdisciplinar em uma escola paraibana. A proposta teve como objetivo integrar diferentes áreas do conhecimento por meio da leitura, utilizando o cordel para abordar a temática da Corrida Espacial com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma escola pública municipal de Campina Grande-PB. O grupo de estudos conta com 06 alunos extensionistas vinculados ao projeto de extensão "O Cordel Pedagógico nas Aulas de Ciências". Inicialmente, o grupo participou de uma formação híbrida, com 03 encontros remotos e 03 presenciais. Durante esse processo formativo, os participantes enfrentaram desafios para construir estrofes de cordel, traduzindo cenas do cotidiano de forma poética. A formação foi dividida em seis encontros, proporcionando um aprendizado dinâmico e criativo. A metodologia aplicada na escola, consistiu em uma aula lúdica, por se tratar de alunos do ensino fundamental I, com leitura dramatizada de cordel, apresentação de slides com muitas imagens, seguida de discussão do cordel A Viagem da Terra à Lua nas Asas de um Pavão de Jota Lima; o primeiro grupo foi composto por estudantes dos cursos de Física e Ciências Biológicas de uma universidade pública paraibana, que preparam os slides baseados no cordel. O segundo grupo fez a apresentação da história do cordel, contando de forma lúdica o livro O Pavão Misterioso em Quadrinhos de Stelio Torquato e Jô Oliveira, os slides foram elaborados e aula foi ministrada por estudantes do curso de Letras e História. Após o final de cada apresentação os ministrantes faziam perguntas para a plateia, composta por alunos da escola. E o resultado obtido nas respostas, mostrou o engajamento da turma, a atenção dos estudantes nas histórias contadas e respostas significativas referentes ao tema desenvolvido.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.